OS 10 BENEFÍCIOS DO CROSSFIT

Tudo começou em 1995, quando Greg Glassman fundou um ginásio em Santa Cruz, Califórnia, e no mesmo ano foi contratado para treinar o Departamento de polícia de Santa Cruz. O CrossFit, enquanto empresa, surgiu em 2000, no mesmo lugar e sua primeira filial foi criada em Seattle, em 2005. A modalidade logo caiu no gosto das pessoas, se tornando um fenômeno com mais de 15 mil boxes espalhados pelo mundo.   

 Sendo um programa de força e condicionamento físico, com movimentos funcionais e constantemente variados e executado em alta intensidade, o CrossFit tem por objetivo forjar um condicionamento físico, geral e inclusivo, buscando criar um programa que melhor prepare os praticantes para enfrentar qualquer desafio físico; e prepará-los tanto para o desconhecido como para o desconhecível. O CrossFit não é um programa de condicionamento físico especializado e tem a intenção de otimizar a competência física em cada um dos dez domínios de condicionamento físico: resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. 

Qualquer pessoa se beneficia da prática do CrossFit, seja atleta ou não, surfistas, pessoas sedentárias, de diversas idades, ciclistas, etc.

Com uma interação dos alunos nas aulas e fora dela, através do que chamamos de comunidade, o CrossFit desafia seus praticantes à superação dia após dia, dentro do limite de cada um, e com a participação de todos. Para quem gosta de estar com uma galera alto astral e quem gosta do coletivo, essa é uma boa pedida, sem contar que as aulas não se repetem, o que deixa os praticantes mais curiosos para saber a aula do dia seguinte.

Com alto gasto energético, é uma excelente modalidade para quem busca o emagrecimento. Mas, atenção! Como a demanda física é alta, a alimentação e descanso tem que ser respeitados para que os benefícios continuem.

Outro ponto positivo é a divisão da aula, iniciando com aquecimento, mobilidade (Mobility), técnica (skill), depois com o treino propriamente dito (Wod) e o volta a calma (cool Down). Essa divisão o praticante verá em qualquer box filiado do planeta, além dos termos em inglês, pois a metodologia tem que ser seguida. 

E os cuidados, como ficam? Como qualquer atividade física tem que tomar cuidados com a execução correta, que também chamamos de padrão de movimento. Lembre-se: não é a modalidade que vai lesionar, mas sim, os movimentos realizados fora do padrão. Por isso a importância de procurar um box com Coach, como são chamados os professores habilitados, ou seja, graduados em educação física. A consulta ao médico antes de iniciar qualquer modalidade é recomendado. Caso tenha alguma limitação o professor (Coach) saberá como adaptar a aula. E você, já praticou ou pratica CrossFit? Me diz nos comentários!

2 comentários em “OS 10 BENEFÍCIOS DO CROSSFIT”

  1. Ja fiz. Gostei bastante. Atividade de alta intensidade. Gasto calorico la em cima. Mas senti falta de exercícios específicos que só se faz na academia. Como não posso fazer os dois por não ter tempo, optei pela academia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima