Quer aumentar seus glúteos? O resultado da hipertrofia dos glúteos é uma junção multifatorial!
A estimulação não acontece através de um único exercício, mas ocorre pelo planejamento de métodos, estratégias e exercícios escolhidos para desenvolver tal musculatura.
É muito difícil discutir se um único exercício é capaz de gerar um resultado multifatorial. É comum, atualmente, escutar que a caneleira ou a elevação pélvica são exercícios que não estimulam a hipertrofia dos glúteos.
Existem estudos científicos que apresentam dados sobre o quanto há de ativação muscular nesses exercícios e o quanto ficam aquém de outros. No entanto, devemos considerar que em uma sessão de treinamento utilizamos vários estímulos fisiológicos (estratégia e método) e físicos (exercícios) para atingir o objetivo, e não utilizamos apenas um exercício para tal.
Devemos considerar os diversos aspectos do treinamento e da hipertrofia, como qual a melhor estratégia, método e exercícios envolvidos naquela sessão para atingir o objetivo desejado, e não apenas um exercício isolado em busca de um objetivo tão amplo.
Lembrando que outros fatores, como questões psicológicas, sociais e emocionais da praticante, também influenciam na prescrição e uso desses exercícios. Com isso, devemos analisar de maneira individualizada para cada pessoa e cada objetivo.
Então, a caneleira e a elevação pélvica, pode e deve ser utilizada para desenvolver glúteos, como também não pode ser usada em outras situações. A determinação da melhor estratégia para obter o melhor resultado deve ser feita pelo profissional capacitado e detentor de informações específicas sobre a individualidade biológica de cada pessoa treinada. Cada indivíduo apresenta resposta diferente para cada estímulo diferente, levando em consideração todos os fatores biopsicossociais.
Por isso, antes de tomar uma ideia sobre um ou mais exercícios em relação a sua eficácia, busque o profissional para planejar seu treino. E não dependa apenas de informações soltas e aleatórias que escuta na academia ou que vê nas redes sociais.
Busque as informações na principal fonte: o treinador que você tem acesso. Cuidado, pois hoje existem muitas informações acerca da área fitness e não são todas que são reais e fundamentadas com a ciência do treinamento.
Sim! O treinamento físico é uma ciência! Mas, isso é papo para outro post! Abraço e até o próximo!


Mestre em Nutrição Humana – Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (CREF 002254-G/AL); Bacharel em Educação Física – UFAL; Personal Trainer; Consultor Esportivo;