O QUE É SARCOPENIA E COMO MINIMIZAR SEUS EFEITOS

As pessoas estão vivendo mais, e durante esse processo passamos por várias fases, entre elas a fase do envelhecimento. Para que as pessoas cheguem à terceira idade com mais independência, os cuidados com a saúde têm que ser iniciados o mais cedo possível. O envelhecimento traz muitas coisas positivas, mas para que as mudanças desse processo mantenham os idosos independentes, alguns cuidados com a saúde tem que ser realizados de forma específica. 

A sarcopenia, que é o declínio de força e massa muscular relacionado a idade, é um processo natural do envelhecimento, porém, os exercícios resistidos têm mostrado bons resultados em razão de sua eficiência para o aprimoramento da força e o aumento da independência funcional. 

Para minimizar essa perda de força física e massa muscular ao longo dos anos, os exercícios físicos, e de forma específica os de força, são recomendados não só para o aumento da força, mas pela contribuição em todos os aspectos da vida. Imagine um idoso com bons hábitos de vida. Ele terá maior independência para atividades simples da vida, tais como: tomar banho, trocar a roupa, carregar objetos, levantar-se da cadeira, andar com marcha mais firme, melhora da locomoção, melhora da autoestima e, principalmente, diminuição da incidência de quedas. 

Os fatores que contribuem no processo da sarcopenia são multifatoriais, inclui inatividade física, alterações hormonais, diminuição da síntese protéica (processo de formação das proteínas) etc. Não podemos esquecer da alimentação, ela será o tênis para um corredor, trazendo conforto, segurança e melhora no percurso e nos resultados planejados. Também não podemos esquecer da hidratação que é outro fator de extrema relevância para saúde. 

 Devemos praticar e estimular as pessoas a terem bons hábitos de vida desde novos, nas aulas de educação física escolar, com brincadeiras com os amigos, praticando o máximo de modalidades possíveis e contribuindo para uma vida futura saudável e independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima