O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para a atividade pretendida, seja para competição ou esporte de lazer. Visa obter o estado ideal elevando a temperatura corporal, a frequência cardíaca, maior aporte sanguíneo para região solicitada, além do aumento do líquido sinovial, com isso, a melhora da mobilidade articular. Tudo isso ajuda no melhor desempenho da atividade proposta, além de contribuir com probabilidade de menos lesões.
Pode ser geral ou específico. Imagine que você faz esteira ou bike. Esses seriam uma forma de aquecimento para aquecer todo o corpo, assim, o aquecimento geral tem a função de recrutar grandes grupos musculares. Já o específico deve ser realizado de preferência após o aquecimento geral. Compreende em alguns exercícios realizados na musculatura ou grupo muscular que vai ser trabalhado, com carga menor do que o habitual e por um tempo determinado.
Os praticantes de Levantamento de peso olímpico (LPO) são um bom exemplo de aquecimento específico. Antes do movimento pretendido, os praticantes repetem várias vezes com carga menor os exercícios que vão contribuir para o aquecimento específico, contribuindo em atividades que exijam uma melhor coordenação e força de reação rápida para o movimento principal.
O alongamento dinâmico também é uma forma de aquecer, com movimentos repetidos de forma rítmica pode contribuir também com a melhora da amplitude articular e flexibilidade.
Fatores que influenciam no aquecimento
A idade é um deles: quanto mais velha for a pessoa, o aquecimento deve ser mais cuidadoso, gradual e prolongado. Nível de condicionamento físico: quanto mais condicionada for a pessoa, mais intenso deve ser o aquecimento, sempre respeitando a especificidade. Por exemplo, 30% de uma determinada carga para uma pessoa iniciante difere de um atleta. Modalidade esportiva: após o aquecimento geral, dê preferência aos exercícios ou educativos específicos de sua modalidade. Temperatura ambiente: Em dias de temperaturas mais elevadas, o aquecimento pode ser reduzido, já em dias frios o aquecimento deve ser maior. Horários do dia: se a pessoa treina muito cedo, é importante aquecer um pouco mais, visto que além da temperatura ambiente não estar elevada, há alguns minutos a pessoa estava dormindo e esse organismo precisa se preparar para a atividade fim. Se for treinar muito tarde, avalie a temperatura ambiente e inicie pelos exercícios de mobilidade. Isto seria interessante, visto que a pessoa passou o dia inteiro trabalhando ou ficou muitas horas estudando e esse corpo pode estar, como dizemos no popular, “travado” e os exercícios de mobilidade seria bacana executar antes do aquecimento propriamente dito. Consulte um profissional de educação física, ele orientará por onde iniciar e quais os melhores aquecimentos para cada caso.


Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UFAL (CREF:001274-G/AL)
Esp. Fis. do Exercício, Aval. Física e Grupos Especiais
Esp. em Atividades Aquáticas.