OS PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO

Princípios são conjuntos de normas a serem seguidas, também pode ser chamada de início, ou causa primária. As ciências têm seus princípios, e a ciência do treinamento não é diferente. Nas ciências do treinamento eles vem para contribuir para uma melhora no objetivo traçado.

Princípio da individualidade Biológica: Nenhum ser é igual ao outro, com isso a prescrição de treino tem que ser individualizada. Ao receber um estímulo, seu organismo vai responder de determinada maneira, e uma série de eventos causam essas respostas diferentes entre as pessoas, a genética, o estado nutricional, emocional, experiências anteriores. Um exemplo básico: Você já parou para pensar porque família com mais de um filho, mesmo sendo gêmeos e recebendo os mesmos estímulos, têm respostas diferentes?

Princípio da Variabilidade: Diferentes variações, seja na amplitude de movimento, variação e ordem dos exercícios, cargas progressivas e regressivas, velocidade de execução, periodização (Planejamento), vão ajudar no progresso dos resultados nos treinamentos. 

Princípio da adaptação à sobrecarga progressiva: Todas as vezes que estimulamos nosso organismo, ele responderá se adaptando a esse estímulo. De acordo com a mitologia grega, a primeira pessoa a aplicar essa teoria foi Milo de Greta, campeão de lutas olímpicas. Na adolescência, Milo decidiu se transformar no homem mais forte do mundo e passou a levantar e carregar um bezerro todos os dias. Conforme o bezerro crescia e ganhava peso, Milo ficava mais forte. Finalmente, quando o bezerro havia se transformado em um touro, Milo, graças à progressão a longo prazo, era capaz de levantar o touro. Exemplos do dia a dia cabem nesse contexto. Imagine que, ao caminhar na velocidade 5 km, a praticante se sinta cansada e, com a prática dessa caminhada, essa velocidade de 5km não a deixe mais cansada como antes. O que aconteceu? Seu corpo se adaptou àquele estímulo.

Princípio da Continuidade: Esse princípio é caracterizado pela aplicação de treinamento sistematizado que não permite a quebra da continuidade. Todo resultado conseguido para melhorar uma valência física, é fruto de uma continuidade no treinamento. Ou seja, tudo que queremos alcançar ou melhorar na vida, seja em qualquer área, precisamos continuamente repetir para chegarmos ao resultado proposto.

Princípio da interdependência, Volume Intensidade: Compreende contrabalancear momentos no treinamento em que a intensidade é preponderante ao volume e outros que o volume é maior que a intensidade.  O volume e a intensidade deverão estar posicionados de forma inversamente proporcional num programa de treinamento. 

O volume: Representa a “quantidade do trabalho” expressa em somatório das cargas do treinamento ao qual o atleta é submetido. A saber:

Quilometragem percorrida;

Números de repetições;

Duração do trabalho (tempo);

Número de séries.

A Intensidade: Representa a “qualidade do trabalho” expressa nos somatórios das cargas do treinamento ao qual o atleta é submetido. A saber:

Quilagem utilizada;

Velocidade;

Redução dos intervalos;

Ritmo de trabalho.

Princípio da Especificidade: Este princípio impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva em termos de qualidade física interveniente, sistemas energéticos preponderantes, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizadas. Para desenvolver qualquer fator determinante de uma performance, é preciso trabalhá-lo especificamente. Ex: Tipo de fibra muscular; Força muscular de uma região; Habilidade de um segmento corporal.  

Princípio da Treinabilidade: Este princípio destaca a qualidade de um indivíduo ser treinável. Faz referência ao quanto este se aproxima dos seus limites máximos de desempenho, mesmo partindo de pontos iniciais iguais de condicionamentos, estes poderão responder diferentes a carga de treinamento aplicado.

A ideia dos princípios é dar um norte para termos processos para nos assegurarmos em relação ao estímulo resposta. Sempre consulte o profissional de educação física, ele avaliará qual ou quais princípios estarão dentro do planejamento de treino e alinhado com a nutrição, os resultados são maximizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima