O mercado fitness movimenta bilhões no mundo, por isso todo ano o American College of Sports and Medicine (ACSM), publica as tendências desse segmento. A pesquisa mundial de tendências fitness para 2022, em sua 16º edição, nos mostra as 20 tendências e esse Blog já disponibilizou as 10 primeiras tendências. Hoje traremos da décima primeira à vigésima.
A título de lembranças vamos relembrar as dez primeiras, que são:
Tecnologia Utilizável, Academias em casa, Atividades ao ar livre, Treinamento de força com pesos livres, Exercício para perda de peso, Treinamento personalizado, Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, Treinamento com peso corporal, Aulas On-line ao vivo e sob demanda, Coaching em saúde e bem-estar
Em décimo primeiro lugar: Exercício para terceira idade.
As pessoas estão vivendo mais e nada melhor do que viver mais e com melhor qualidade de vida. Além disso, é um público com mais tempo livre e que, a cada nova pesquisa, os números de idosos aumentam.
Em décimo segundo lugar: Exercício é remédio.
Exercise is medicine é uma iniciativa global que estimula os médicos e outros profissionais de saúde a incluírem avaliação física e atividade física como parte de cada consulta dos pacientes e encaminhamento para o profissional de educação física.
Em décimo terceiro lugar: Empregar profissionais habilitados.
Essa iniciativa se preocupa com uma melhor prestação de serviço para as pessoas, além do profissional ser habilitado, ou seja, ser graduado em educação física, deve ser registrado no conselho de educação física (CREF).
Em décimo quarto lugar: Treinamento funcional.
Essa tendência mostra os treinos que visam manter ou melhorar as funcionalidades daquilo que a pessoa almeja.
Em décimo quinto lugar: Yoga.
O Yoga tem vários estilos, e cada um com sua particularidade, mas com a mesma essência como raiz.
Em décimo sexto lugar: Aplicativos de Exercícios.
Esses aplicativos oferecem muitas funções que vão ajudar no dia a dia.
Em décimo sétimo lugar: Treinamento personalizado on-line.
Uma tendência que cresce a cada dia, seja com aulas gravadas ou ao vivo, oferecem programas de exercícios físicos que vão de aulas para fazer sozinho a aulas coletivas.
Em décimo oitavo lugar: Habilitação profissional.
Em alguns países não há exigência de graduação. No Brasil essa graduação é obrigatória por lei, além do registro no conselho de educação física. O profissional em sua graduação estuda várias disciplinas de suma importância para entender, prevenir, tratar e recuperar uma série de problemas de saúde, daí a importância da graduação.
Em décimo nono lugar: Medicina do estilo de vida.
Um segmento que estimula as pessoas a seguir um estilo de vida saudável. Parar de fumar, ter uma alimentação saudável e outros bons hábitos de vida são exemplos desse segmento.
Em vigésimo lugar: Atividades coletivas.
As aulas coletivas já existem há muitos anos e vem ao longo dos anos lançando novas coreografias, conquistando e retendo um grande público pelo mundo.
Então, o que achou dessas tendências? Conta pra gente!


Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UFAL (CREF:001274-G/AL)
Esp. Fis. do Exercício, Aval. Física e Grupos Especiais
Esp. em Atividades Aquáticas.