Quem não gosta de um docinho ao longo do dia? O chocolate, por exemplo, é um dos nossos queridinhos e não tinha como ser diferente, afinal o cacau é tipicamente brasileiro. E, diferentemente do que muitos pensam, não é apenas um vilão para a sua dieta.
A nutricionista do Smart Fit Nutri, Aryane Emerick, listou os principais benefícios do chocolate para sua saúde e nos contou o modo adequado de consumi-lo. Confira abaixo:
Benefícios do chocolate e o modo correto de consumi-lo
“Existem vários tipos de chocolate, como o chocolate ao leite, chocolate meio amargo, chocolate 50% e chocolates acima de 70% cacau. Quanto maior o teor de cacau, mais benefícios ele traz para a saúde”, garante Aryane.
Isso significa que podemos comer um chocolatinho quando bate a vontade, e será ainda melhor se for acima de 70% cacau. Afinal, os benefícios do são mais acentuados nesse formato.
“Uma porção boa por dia é cerca de 20g, onde temos cerca de 100kcal, sendo 9,8g de carboidrato, 1,5g de proteína, 7,8g de gordura e 1,9g de fibras”, explica a especialista.
Vale lembrar também que as melhores opções são aquelas que tenham o cacau como primeiro ingrediente, ou seja, evite listas de ingredientes extensas e com muito açúcar.
O chocolate como um aliado da saúde
Os benefícios do chocolate incluem, principalmente, a prevenção de doenças do coração, por serem ricos em flavonoides, um potente antioxidante. Além disso, o chocolate também é excelente para reduzir os níveis de ansiedade e irritabilidade, nos deixando mais alertas.
“O chocolate possui uma substância que nos ajuda a produzir o triptofano e a serotonina, que são hormônios que trazem sensação de bem estar e felicidade”, explica Aryane.
Então já sabe, quando bater aquela ansiedade e vontade de comer um docinho, o chocolate 70% cacau é a melhor escolha por seus benefícios, além de custar em média R$ 9,00 (90g).
Mas não tem contraindicação?
Tem! O chocolate pode ter muitos benefícios, mas também precisa ser consumido com moderação. Aliás, vale o alerta: você precisa tomar mais cuidado com o chocolate ao leite e com o chocolate branco.
O chocolate que faz bem é feito com a massa de cacau, certo? No caso do chocolate ao leite, parte dessa massa é substituída por gorduras e açúcar. Isso quer dizer que ele pode, inclusive, ser prejudicial à saúde se consumido em grandes quantidades.
Já o chocolate branco tem mais um agravante: para fazer chocolate o cacau é separado em duas massas distintas. Uma escura, que é a massa de cacau e tem todos os benefícios que citamos, e uma clara, que conhecemos como manteiga de cacau (sim! essa mesmo que você pensou!). Por não ser feito da massa de cacau e sim de um “rejeito”, existe até uma discussão sobre ele ser ou não um chocolate. A manteiga de cacau até tem seus benefícios, mas para dar o sabor que conhecemos, o chocolate branco tem uma concentração ainda maior de gorduras e açúcar. E é bom alertar: se você quer mesmo comer, prefira sempre os chocolates amarelados (e que indiquem a presença de manteiga de cacau na composição). Os mais claros são feitos com gordura hidrogenada e podem até fazer mal.
Fonte: smartfit.com.br