A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos que enfrentar. Em 2025 a estimativa é que 2,3 bilhões de adultos no mundo estejam acima do peso e 700 milhões de pessoas com obesidade.
No Brasil os números são alarmantes. Para se ter uma ideia, 55,4% das pessoas estão com excesso de peso (ou seja, IMC igual ou maior que 25). Destes, 57,1% são homens e 53,9% são mulheres. Quando falamos em obesidade, os índices também seguem altos: 19,8% dos brasileiros são obesos, (IMC igual ou maior que 30), homens com 18,7% e mulheres 20,7% de obesidade.
A obesidade é um problema de saúde pública que vai além da estética. Pessoas que estão passando por esse problema, têm maiores chances de desenvolver uma série de doenças ortopédicas, diabetes, hipertensão arterial, problemas cardiorrespiratórios, sem contar na autoestima que, via de regra, é baixa.
Mudanças nos hábitos de vida é uma ferramenta interessante para combater esses percentuais tão altos, seja para prevenção ou tratamento; alimentos saudáveis diários fornecem bons nutrientes para nosso organismo, sendo um bom combustível para o corpo. O nutricionista vai ajudar fazendo com que esses hábitos sejam praticados. Ter bons hábitos alimentares não quer dizer passar fome, mas sim, ter fontes energéticas saudáveis e capazes de manter nosso organismo saciado e bem nutrido.
Exercícios físicos é outro hábito que tem que entrar na rotina diária. Eles vão ajudar muito na melhora da qualidade de vida, uma vez que os exercícios físicos vão contribuir para chegarmos melhor preparado onde almejamos. O aumento da massa magra e diminuição da massa gorda são ganhos dessa nova rotina, além da melhora no sono. Falando em sono, procure ter uma noite de sono tranquila, desligue todos os aparelhos eletrônicos no mínimo 30 minutos antes de deitar, evite alimentos pesados, evite bebidas estimulantes… Esses são pequenos ajustes que fazem bem para uma noite saudável. Pessoas que dormem pouco ou passam muitas noites mal dormidas, têm maior probabilidade de aumento de massa gorda.
Pequenos ajustes na vida são fortes ferramentas para combater várias doenças e para prevenção no aumento do peso em forma de gordura, isso sem contar a economia dos cofres públicos em uma série de políticas públicas voltadas para vários projetos que precisam de remédios e tratamento para uma série de doenças. A prevenção, com mudança nos comportamentos, é mais saudável e barata.
Fonte: abeso.org.br


Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UFAL (CREF:001274-G/AL)
Esp. Fis. do Exercício, Aval. Física e Grupos Especiais
Esp. em Atividades Aquáticas.