Alguns fatores devem ser considerados para esse questionamento e, mesmo assim, sempre terá algo a ser investigado quando falamos de comportamentos que levam as pessoas a treinarem em grupo ou sozinhas.
Socialização: um dos motivos que atraem as pessoas para academias e aulas coletivas é a socialização e, se esses alunos se identificam com os alunos que treinam naquele horário ou naquela aula coletivas, isso melhora a frequência desse perfil.
Foco: Alguns alunos são muito focados nos treinos, não se distraem e gostam de treino rápido e dinâmico.
Financeiro: Nem todo mundo que quer, pode investir em um personal trainer. Uma solução mais viável financeiramente são as consultorias. A desvantagem é que a pessoa que prestou a consultoria, não estará com você sempre. Alguns acompanham os primeiros treinos presenciais ou online, outros tiram algumas dúvidas via redes sociais, isso dependendo da consultoria contratada.
Depois dessa prosa inicial, voltando à pergunta que iniciou esse artigo: é melhor treinar sozinho ou acompanhado?
Se a pessoa for disciplinada e consequentemente seguir todas as variáveis do que foi prescrito em seu treinamento, se exercitar sozinho lhe trará resultados interessantes. Esses mesmo resultados podem ser potencializados se esse aluno treinar com personal trainer. O profissional de educação física sempre terá atributos técnicos para dar um Up em cada treino, pois ninguém está igual diariamente.
Mas se a pessoa tiver a característica de ser motivado por alguém, seja para superar limites, trocar uma ideia, juntar-se com alguém que tenha os mesmos objetivos é uma ótima escolha.
O que a experiência profissional e alguns estudos mostram é que, quem treinar na companhia de profissional de educação física, no formato de personal trainer, terá melhores resultados na média, em relação aos que treinam sem serem acompanhados do personal trainer.
Vale lembrar que vários são os motivos que levam as pessoas a procurar os exercícios físicos, seja em academia, centros de treinamento, ao ar livre, entre outras opções. Uma coisa é certa: independente de qual seja a escolha, o importante é manter bons hábitos de vida, promovendo mudança de comportamento e influenciando de forma positiva a vida das pessoas.


Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UFAL (CREF:001274-G/AL)
Esp. Fis. do Exercício, Aval. Física e Grupos Especiais
Esp. em Atividades Aquáticas.