A IMPORTÂNCIA DO BÁSICO

O básico é importante em qualquer contexto. Quando alguém quer construir um imóvel, o alicerce, ou seja, a base, tem que ser boa para suportar o que vem depois. Com o exercício físico é a mesma coisa. Os exercícios básicos são necessários para o que vem a posteriori na programação de treinamento. Qualquer movimento, por mais complexo que seja, é precedido por movimentos básicos, não importa se o praticamente tem como objetivo a saúde ou se é atleta (amador ou profissional), esse básico pode ser construído com educativos ou movimentos que servirão de suporte para que o movimento alvo seja realizado com segurança e eficácia.

O atletismo é chamado de esporte de base, pois qualquer movimento que fazemos em outras modalidades esportivas, teremos os movimentos do atletismo como base. O agachar por exemplo, nos ajuda a sentar e levantar. Pernas, quadril e core forte nos ajudam nesse simples e básico movimento. Nos exercícios de agachamento é a mesma coisa, quando se tem uma boa mobilidade das articulações e uma boa flexibilidade da cadeia posterior, o agachamento se torna mais limpo. Olha o básico aparecendo, com mobilidade e flexibilidade. 

E se a pessoa pratica alguma modalidade esportiva? Praticamente todas usam o agachar, mesmo que seja em amplitude menor. Quando saltamos, fazemos um agachar em amplitude menor para termos um resultado melhor, seja no futebol, handebol, voleibol, basquete, e em posições que chamamos de preparação ou ataques. Já prestou atenção como os atletas de voleibol aguardam os saques da equipe adversária? Eles ficam com as mãos nas coxas em posição de amplitude de agachamento reduzida esperando a bola para ser recepcionada. Posteriormente essa bola será levantada para ser atacada e, antes do ataque propriamente realizado, acontece que o atleta faz movimentos com braços para trás, agachamento em amplitude menor e salto para atacar. Já prestou atenção nesses braços para trás? É para melhorar o impulso. Os ombros ajudam para impulsionar biomecanicamente juntos com quadril e pernas e, com isso, realizar um salto com melhor qualidade. Essa mecânica de braços, melhoramos nas aula de educação física escolar através de educativos, sobretudo nas aulas de atletismo.

 O salto é outro movimento básico para melhora de performance, seja nas corridas propriamente ditas ou em alguns esportes coletivos ou individuais. Já notaram que nos movimentos de jogo de tênis, entre outros movimentos já citados para potencializar alguns movimentos, o quadril é encaixado para frente? Esse movimento melhora a propulsão dos movimentos, ajudando o corpo a impulsioná-lo para frente. Quanto maior a capacidade de propulsão, melhores serão os resultados em relação a velocidade. Esse movimento ajuda nos saltos de forma geral. 

Os movimentos ginásticos que ficaram mais conhecidos no CrossFit, como o Muscle up, ou em movimentos do Levantamento de peso olímpico (LPO) e o Snatch, são bons exemplos de movimentos onde o quadril tem fundamental importância para melhorar o padrão de movimento. Falando em LPO, é um dos mais eficazes movimentos para melhora do core. 

O core é constituído de 29 pares de músculos e significa centro, e são fundamentais para suporte do complexo lombo-pélvico-quadril. Ele tem como principal função a manutenção da postura e o equilíbrio do corpo. O exercício para o core vai da prancha, pontes até modalidades que fortalecem como o LPO, como foi dito. Entretanto, caso o praticante tenha um core frágil, nos movimentos ou educativos de LPO sua performance será prejudicada. Sendo assim, antes de treinar as outras partes do corpo, fortaleça o core. Com centro forte, a melhora não só virá nos exercícios, mas o dia a dia será beneficiado. 

Os amantes do futebol já ouviram em alguns momentos críticas que determinado atleta tem deficiência em cruzamento, passes, e outros fundamentos, ou seja, tem deficiência no básico. Nunca negligencie o básico! Uma vez que essa fase importante é pulada, e a depender do tempo, teremos que desconstruir o que se sabe, para nosso cérebro reconstruir o padrão de movimento desejado. Nunca esqueça que o básico é para estruturar qualquer coisa na vida. Se você tem deficiência em alguma matéria escolar, porque não teve uma base boa, terá um retrabalho para voltar para a base, para entender e performar melhor os assuntos vindouros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima