QUANDO DEVO IR AO NUTRICIONISTA?

A construção de hábitos mais saudáveis vem fazendo com que o papel do nutricionista fique cada vez mais relevante. Assim, as pessoas têm dado valor ao trabalho do profissional e deixado de lado as orientações generalistas que encontram na internet, muitas vezes bastante equivocadas. Ainda há quem não veja tantos benefícios em consultar-se com um nutricionista, e por isso, decidimos trazer aqui alguns motivos bem importantes, além das vantagens, para você saber quando ir ao nutricionista!

Afinal, quando ir ao nutricionista é importante?

Está há muito tempo querendo emagrecer mas não consegue

Perder peso é diferente de emagrecer. Devemos entender que o processo de emagrecimento compreende perda de gordura corporal, e, nem sempre isso ocorre. Muitas pessoas acreditam que para emagrecer devem apenas cortar calorias e retirar grupos de alimentos (como os carboidratos) da sua rotina. De fato isso pode fazer com que você perca peso, mas não garante que você perca gordura. Ter um nutricionista ao seu lado será um facilitador enorme desse processo. Ele irá avaliar a sua composição corporal, calcular seus gastos energéticos e ajustar as necessidades energéticas de acordo com seu objetivo. Além disso, ter o acompanhamento periódico auxilia você a enxergar suas conquistas e manter-se motivado para continuar buscando resultados ainda melhores.

Tem muita dificuldade em ganhar massa muscular

Pode parecer fácil para algumas pessoas, mas a verdade é que quem possui o metabolismo acelerado apresenta bastante dificuldade no ganho de massa muscular. Dessa forma, o acompanhamento tanto com o educador físico quanto o nutricionista irá trazer os resultados desejados. É necessário um treinamento periodizado, além de um plano alimentar que contemple todas as necessidades energéticas requeridas, com o adicional calórico para propor ganho de peso. O nutricionista estará com você neste processo, ajustando todos os macronutrientes, em especial carboidratos e proteínas, para que você consiga se recuperar bem dos treinos e, claro, aumentar sua massa livre de gordura.

Precisa melhorar a performance e o rendimento esportivo

Neste caso nos referimos a atletas, tanto profissionais quanto amadores. São pessoas que precisam melhorar seu tempo, distância e rendimento em geral dentro do esporte. O nutricionista nestes casos é um pilar essencial para o êxito destes indivíduos, afinal, o desgaste físico é intenso e as necessidades energéticas costumam ser bastante altas. Dessa forma o nutricionista irá trabalhar conforme as planilhas de treinamento destes atletas, ajustando o planejamento conforme os dias de treino e as necessidades diárias. Este é um acompanhamento bastante individualizado e bem específico, pois dependerá da modalidade esportiva e do objetivo do atleta naquele momento para atingir suas metas desejadas.

Possui uma rotina bastante movimentada e não consegue alimentar-se bem

Quem nunca ficou em dúvida quanto ao que comer, não é mesmo? Diante de uma rotina de trabalho intensa, algumas pessoas saem de casa sem tomar café da manhã e acabam almoçando em restaurantes ou pedindo alguma refeição por delivery. Então passam a tarde sem comer nada, ou sem saberem o que comer, e à noite acabam exagerando. Parece uma rotina comum, e acontece mesmo com muitas pessoas! Nestes casos, ir ao nutricionista pode fazer com que ele lhe ajude a organizar melhor suas refeições. Ele irá levar em consideração seus horários de trabalho, local onde está, e ajustar da melhor forma o seu plano alimentar, para que fique equilibrado e não lhe falte nem sobre calorias no final do dia. Além disso, você aprenderá muito sobre os alimentos e poderá contar com alguém para te auxiliar sempre que tiver dúvidas!

Apresenta sensibilidade e alergias a determinados alimentos

Diante de tantas mudanças no padrão alimentar, somado ao aumento de xenobióticos nos produtos alimentícios, o impacto que isso vem causando não poderia ser outro: cada vez mais pessoas têm apresentado problemas digestivos e gastrointestinais, como intolerâncias, sensibilidades e alergias a alguns alimentos. Comumente escutamos acerca de intolerância a lactose, alergia à proteína do leite de vaca e doença celíaca (intolerância ao glúten), mas, existem diversos outros alimentos capazes de gerar sensibilidade ou alergia em determinados indivíduos. Nestes casos, o nutricionista poderá agir de acordo com o problema relatado pelo paciente, elaborando um plano livre daquilo que lhe causa sensibilidade/alergia. O foco é amenizar sintomas e trazer mais qualidade de vida para o indivíduo.

Quer garantir uma gestação saudável

A gestação é um período que requer muitos cuidados e precauções, sobretudo na alimentação. Neste momento, muitos alimentos não são permitidos, além de ser necessário um cuidado maior sobre a higienização de determinados itens. Assim, o nutricionista irá atuar promovendo mais saúde para a mãe e para o bebê. Além disso, o profissional poderá auxiliar a tratar de doenças pré-existentes na mãe, como hipertensão e diabetes, por exemplo, e também prevenir que outras ocorram neste período. O plano alimentar será ajustado conforme as necessidades de cada gestante, e poderá ainda contemplar suplementos e vitaminas caso seja necessário. 

Como você deve ter visto acima, existem muitos motivos para você procurar um nutricionista, não é? Junto com um profissional capacitado, que lhe deixe confortável e que você confie, a sua jornada saudável será muito mais fácil e prazerosa!

Fonte: blog.dietbox.me

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima