O agachamento é um exercício básico e muito relevante para a vida diária e saúde, movimento que envolve várias articulações, ou seja, multiarticular, além de solicitar vários músculos e grupos musculares, como quadríceps femoral, glúteos, adutores, posterior de coxa, panturrilhas, músculos eretores da coluna e abdominal. Existem algumas variações de agachamento, que podem ser realizadas com peso corporal, com barra nas costas, com barra apoiada na frente dos ombros nos deltoides, com halteres, com kettebell, com faixa elástica.
As articulações de tornozelos, joelhos e quadril são as responsáveis pelo movimento, e cada uma tem função específica: mobilidade e estabilidade. As articulações são responsáveis por uma série de movimentos, porém vamos focar nos movimentos realizados pelas articulações envolvidas no agachamento.
O Tornozelo, com pouca mobilidade, irá comprometer o movimento se fizermos com amplitude total. Normalmente se o praticante tem mobilidade limitada, sentirá conforto até certa amplitude, ou seja, de forma parcial, e serão indicados exercícios para melhora da mobilidade de tornozelo para alcançar uma maior amplitude.
O joelho pouco estável pode comprometer um bom padrão de movimento, além de causar desequilíbrio em outra articulação ou musculatura. Nesse caso, exercícios para correção e fortalecimento das musculaturas envolvidas farão parte do programa de treino.
No quadril é similar ao tornozelo em relação à mobilidade para uma melhor performance nesse exercício. Caso tenha comprometimento de mobilidade, exercícios ou educativos são prescritos para correção e melhora do padrão de movimento. Essas três articulações estão relacionadas em importância similar, pois se uma delas tiver com limitação irá comprometer o movimento desejado.
Quando criança, agachamos sem problema e lá ficamos brincando e o movimento é perfeito, sem sacrifício. Por uma série de questões, à medida que crescemos, esse movimento vai ficando de lado e a perda de mobilidade e flexibilidade diminui a amplitude de movimento na fase adulta. Isso é evitado se uma vida saudável for mantida desde a tenra idade. Essa vida de bons hábitos aumentará a probabilidade de chegarmos à fase adulta com saúde, dentro dos parâmetros desejados.
Queridos por muitos, principalmente pelas mulheres, o agachamento contribui de forma significativa para a melhora do aumento da massa muscular, aumento da força, potência e resistência de pernas e glúteos, sem contar com benefícios para a vida diária, em casa e na vida profissional. Agora é procurar o profissional de educação física, que prescreverá um programa de treinamento de acordo com seus objetivos e dentro de seu condicionamento físico.


Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UFAL (CREF:001274-G/AL)
Esp. Fis. do Exercício, Aval. Física e Grupos Especiais
Esp. em Atividades Aquáticas.