Dois dados chamam a atenção atualmente: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os países mais ansiosos do mundo e de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a obesidade só aumenta. Para se ter uma ideia, a obesidade atinge um em cada 4 adultos brasileiro e isso já mostra alguns fatores preocupantes para continuarmos nossa prosa. As taxas de sobrepeso e obesidade aumentam a cada nova pesquisa, mas existe uma saída. Com a desconstrução de maus hábitos e adesão a hábitos saudáveis, mudanças melhores com grande contribuição para saúde e qualidade de vida chegarão.
Tudo em nossa vida tem que ter equilíbrio e o corpo e a mente não podem se ausentar desse equilíbrio. Se assim fizer, não estaremos no caminho adequado para melhora dos parâmetros desejados.
Adote a prática de exercícios físicos
A prática regular de exercícios físicos proporciona sensação de bem-estar e relaxamento, trazendo equilíbrio para todo o nosso corpo e nossa mente, não só prevenindo doenças, como auxiliando e, a depender dos casos, revertendo problemas de saúde.
A vida das pessoas cada dia está mais corrida, e nessa agitação com trabalho, estudos, comidas rápidas e nem sempre saudáveis, fazem parte desses dias corridos. Sem tempo para cuidar de si, esse ciclo vai se repetindo todos os dias e, um dia, o corpo começa a dar sinais de uma vida que não tem bons hábitos nem tempo de lazer. Se não notarmos os sinais do corpo, os sintomas ficam cada vez piores, até o dia em que o corpo, de tanto pedir socorro, faz com que nós, por ações alheias à nossa vontade, paremos de fazer tudo. E esse parar pode ser passando mal e indo para o pronto socorro.
Se não reverter esse comportamento e continuar em uma vida sedentária, sem alimentação adequada, os níveis de ansiedade tendem a aumentar, baixando a imunidade, a auto estima, se tornando uma pessoa mais irritada, mais mal-humorada e estressada.
Os benefícios do exercício físico
O exercício físico regular, tem influência positiva no cérebro, liberando hormônios do prazer e bem-estar como oxitocina, Irisina, serotonina, dopamina. Esses hormônios quando são liberados, trazem a sensação de relaxamento, baixando o estresse e ansiedade, deixando a vida com humor mais elevado, contribuindo com a melhora da qualidade de vida.
Beleza, mas quais exercícios são recomendados? Em princípio todos são bem-vindos, sobretudo aqueles que mais gostamos, seja individual ou coletivo. O importante é ter bons comportamentos e bons hábitos de vida.
Nosso corpo é simples de entender. Quando você tem uma planta e cuida dela com terra e água adequada e na medida certa, essa planta dará, como retorno, uma beleza em folhas e frutos. Da mesma forma, deixe de cuidar da planta e ela aos poucos vai morrendo. Se não socorrermos a tempo, ela pode não voltar a ser como antes. Pegue essa analogia e faça da mesma forma, e no lugar da planta coloque nossa saúde. Comece aos poucos e veja sua saúde melhorar a cada dia. Vamos lá?


Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UFAL (CREF:001274-G/AL)
Esp. Fis. do Exercício, Aval. Física e Grupos Especiais
Esp. em Atividades Aquáticas.