PLANTE NO INVERNO, COLHA NO VERÃO

Entra mês e sai mês, até que chega o inverno e, com ele, muitas pessoas deixam de praticar os exercícios físicos, seja ao ar livre, nas academias, cross training e similares. O ideal é que os exercícios físicos façam parte da rotina diária das pessoas o ano inteiro, mas para aqueles praticantes que estão parados e que pensam em preparar o corpo para o verão, temos uma boa notícia: o inverno é uma das melhores épocas para retornar aos treinos, pois há tempo até o verão para colher bons frutos como um corpo bacana, além de outros benefícios advindos dos exercícios físicos.

Comece hoje e não pare mais

Nas épocas chuvosas, por conta dos ambientes fechados, os casos de gripes e resfriados são maiores. Mas para os praticantes de exercícios físicos regulares isso não se torna um problema, já que conseguem manter ou melhorar a imunidade do organismo, tendo assim, uma maior proteção para o corpo. Além disso, a qualidade do sono é mais um reflexo positivo dos exercícios físicos regulares. Quem é ativo fisicamente tem maior probabilidade de ter uma noite de sono com mais qualidade, porém é importante tomarmos cuidado no horário, intensidade e tipo de treino praticado, principalmente se o praticante tiver problemas de insônia, neste caso é mais indicado uma aula que tenha cunho em relaxar o corpo. 

Volte a se hidratar mais e comer melhor

Outro ponto importante é: não descuide da alimentação e hidratação nas épocas mais frias. É comum querermos alimentos mais quentes (e alguns com maior teor calórico), principalmente quem mora no nordeste do Brasil, onde as comidas vinculadas às festas juninas são mais atraentes. Fale com seu nutricionista para adequar esses alimentos dentro do seu plano alimentar. Assim, os treinos, a dieta e os resultados ficam “agasalhados’.

Manter a hidratação é muito importante. Já ouviu aquela história que o nadador toma pouca água porque não está transpirando, e logo, se não transpira, acha que não precisa repor? É simples, ele não sente a transpiração e/ou o suor, porque está dentro d’água. Às vezes, por não transpirar muito nessa época, por conta de treinar em ambientes climatizados, ou treinar ao ar livre em baixa temperatura, ele tem a impressão de que não precisa se hidratar. Lembre-se: as recomendações para a quantidade de líquido não alcoólico valem de janeiro a janeiro. 

Viu como é importante manter-se em movimento o ano inteiro? Sempre que tiver dúvida, consulte um profissional de educação física e nutricionista, eles vão fazer seus treinos e plano alimentar de acordo com seus objetivos e necessidades. 

Daqui a pouco chega o querido verão, e você vai agradecer por não ter desistido e ter iniciado os exercícios físicos no inverno. Os exercícios físicos são iguais as plantas, devem ser cuidadas todos os dias, isso vai trazer ganhos diários muito positivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima