É POSSÍVEL ACABAR COM A GORDURA LOCALIZADA?

Oi geeeeente, aqui é a Naty e hoje eu tô aqui especialmente pela frase que eu mais ouço na minha vida: “Naty, eu só queria perder a gordurinha localizada, o resto do meu corpo está ótimo”. Aí eu queria responder: Sério? Então espera que eu vou pegar um GPS e colocar aí e quando ele localizar essa gordurinha, ela será eliminada. Kkkk Seria um sonho? Seriaaaaa, mas não é bem assim que funciona.

Vou te contar tudo, tim tim por tim tim, sobre essa gordurinha desgramada e como ela é eliminada do seu corpo, bora?

Definitivamente não é fácil perder nosso estoque de gordura localizada. Isso porque o corpo utiliza essa gordura como fonte de energia apenas como última opção. Você sabia disso? Pois é, nosso organismo retira energia da glicose no sangue e depois da glicose do fígado. A terceira opção vem da quebra das proteínas dos músculos e, só por último, o corpo usa a energia das reservas de gordura. Sendo assim, a gordura localizada tende a permanecer mesmo com exercício físico. Por isso, é necessário associar dieta equilibrada, prática de exercícios de musculação e aeróbicos, para aumentar o gasto calórico.

Muitas vezes, mesmo com o esforço em exercícios específicos, ainda assim é comum notar que existe uma redução, mas não uma eliminação completa da gordura localizada, né? Como eu já falei, nosso corpo não obedece a um GPS que sabe onde desejamos eliminar a gordura, então os exercícios específicos não irão “eliminar” nada, eles podem contribuir para a tonificação muscular da região, mas a gordura precisa sair dali para que o músculo apareça.

O poder da dieta com exercícios

Então o que você precisa fazer para essa gordurinha localizada ir embora é uma dieta hipocalórica, com baixa caloria, para que você gaste mais do que consome e não precise estocar energia em forma de gordura. Mas lembrando de que, onde tiver gordura no seu corpo para ser eliminada, será eliminada, e não apenas essa localizadinha que você quer, então não desamine se você se achar “seca demais” nessa fase, vamos encarar um processo de cada vez.

Com a dieta e o exercício físico relacionado a esse objetivo, eu duvido que essa gordurinha localizada que te incomoda não vá embora da sua vida. Por isso, o melhor a fazer é procurar um nutricionista para o consumo ideal de proteínas e gorduras de boa qualidade, sem esquecer-se dos carboidratos na quantidade exata para dar energia ao corpo. Não acredite em produtos que prometem “queimar gordura localizada”, isso é IMPOSSÍVEL! A única forma disso acontecer é com procedimento estético ou cirurgia, que realmente retira a gordura daquele local, mas nada que você tome, beba ou coma vai tirar a gordura apenas daquele lugar.

Imagem: Freepik

Procedimentos estéticos

Nutri, os procedimentos estéticos valem a pena? Até valem, mas como um complemento. Não deposite 100% da responsabilidade nos procedimentos, ou você jogará dinheiro fora. A base para isso é a dieta individualizada e o treino. Com os dois bem alinhados, os procedimentos estéticos realmente podem acrescentar e aperfeiçoar os resultados.

Separei alguns alimentos para você incluir na sua dieta para te ajudar a alcançar o seu objetivo. Vamos às dicas!

Farelo de aveia

É rico em fibras, nutriente que ajuda no funcionamento do intestino e reduz a absorção de gordura e carboidratos. Isso acontece porque as fibras são digeridas mais lentamente, inibindo a produção de insulina. E quanto maior for o pico de insulina, mais facilmente a gordura será absorvida e acumulada. As fibras também aumentam a sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos.

Banana

É rica em amido resistente, um nutriente que contribui para a saúde intestinal, promove saciedade e protege o coração. Mas, atenção: conforme amadurece, o amido é transformado em açúcar, perdendo suas propriedades. A melhor alternativa é não consumi-la muito madura, ou melhor, ainda verde, que pode ser adicionada às preparações.

A presença da vitamina B6 na banana também interfere no metabolismo das gorduras, pois ajuda na degradação da homocisteína, uma substância que, em excesso na corrente sanguínea, favorece a formação de placas de gordura e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Frutas cítricas

São ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante que atua diminuindo a absorção de gordura pelo nosso organismo, além de conterem também a pectina, que potencializa essa ação. Trocar a garrafinha de água comum por uma com rodelas de limão ajuda no processo.

Azeite extra virgem

É rico em gordura insaturada, que contribui para diminuir inflamações nas células e assim favorece o processo de perda de peso. O seu consumo também diminui a velocidade da digestão dos carboidratos, contribuindo para manter o bom equilíbrio dos níveis de insulina, evitando que o organismo estoque mais gordura.

Iogurte

Atua como um probiótico melhorando a saúde intestinal, o que pode desempenhar um papel importante na perda de gordura corporal. Também é uma ótima fonte de proteína e apresenta poucas calorias e carboidratos. Esses produtos estimulam a função digestiva saudável e ajudam a produzir vitamina B12, que auxilia na perda de peso.

Abacate

Rico em gorduras monoinsaturadas (ácido oleico), capaz de reduzir a fome. Além disso, o abacate possui uma substância chamada glutationa, que ajuda a equilibrar a quantidade de cortisol no organismo. Esse hormônio está relacionado com o estresse e acaba por atrapalhar qualquer plano alimentar. O abacate ainda é uma fonte de fibras e proteínas.

Lembre-se de que, mesmo que sua dieta já esteja saudável, você precisa estar em déficit calórico para perder gordura! Só um nutricionista pode calcular para você. Ficou alguma dúvida? Acesse meu Instagram @nataliaa.nutri e venha bater um papo comigo! Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima