“Durante agachamento o joelho não pode passar a linha da ponta dos pés!” Você já escutou isso alguma vez? Claro que pode! Muito cuidado com essa afirmação. Nosso corpo funciona de maneira integrada e essa é a resposta! O que não pode é saber quando e como fazer esse movimento.
A ocorrência dessa dúvida é constante pelo fato de queixas frequentes em relação a dores nos joelhos.
Mas esse tipo de dor é multifatorial e não APENAS pelo posicionamento e execução errados. Claro que uma execução errada do agachamento pode causar muitos problemas musculares e articulares. Porém, como falei acima, nosso corpo trabalha de maneira INTEGRADA!
O joelho não é a única estrutura de sustentação do nosso corpo. O agachamento é um exercício multiarticular (envolve muitas articulações) e depende do fortalecimento e funcionamento dos músculos e articulações envolvidos, como os nossos glúteos e abdômen (leia-se core).
Agora vamos ao segredo dessa questão! Se o seu corpo não teve um treinamento prévio do movimento e um trabalho de fortalecimento dessas estruturas, NEM TENTE realizar esse movimento. A probabilidade de causar dor ou alguma lesão é alta. Mas, se você apresenta todos esses itens citados associados a uma grande consciência corporal, FAÇA! Porque trabalho de amplitudes elevadas também são estratégias para estimular teus músculos! Ok?
Vamos parar de “achismo” que o resultado vem. Tu fica bem e o professor também! KKkkkkkkk Espero que tenham entendido! Abraço e até a próxima!


Mestre em Nutrição Humana – Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (CREF 002254-G/AL); Bacharel em Educação Física – UFAL; Personal Trainer; Consultor Esportivo;