Tudo que você precisa saber sobre a Creatina

Se você é praticante de atividade física, com certeza já ouviu falar sobre a queridinha nesse meio: CREATINA. O suplemento mais popular do mundo fitness, muito usado por quem deseja aquele resultado tão almejado através da musculação, principalmente.

Nosso corpo já possui creatina, porém uma produção limitada. Sendo assim, a ingestão controlada da suplementação se torna importante em alguns casos. Saber como ela age, quando e quanto tomar também são fatores primordiais para a evolução de quem faz isso desse suplemento. Então fica aqui comigo, que hoje você vai entender tudo sobre a creatina.

Para que serve a creatina?

Creatina é um composto de aminoácidos (glicina, arginina e metionina) que pode ser sintetizado pelo organismo (rins e fígado) ou ingerido por meio de alimento e suplementos alimentares.

Como funciona?

Ela contribui diretamente com a melhora do desempenho durante o exercício, e consequentemente, nos resultados. A suplementação aumenta o estoque de creatina nos músculos e, quanto maior a retenção de creatina no músculo, maior o desempenho físico. É como se você recebesse uma dose extra de energia quando seu estoque está quase acabando, sabe?

Quem pode tomar?

É recomendado para praticantes de atividade física que buscam uma melhora no desempenho e/ou ganho de massa muscular. Idosos também podem se beneficiar, principalmente os que sofrem com a perda de massa muscular.

Como tomar?

Alguns estudos comprovam que a absorção da creatina é estimulada pela insulina, por isso você já deve ter ouvido “consumir a creatina com uma fonte de carboidrato melhora a absorção”, maaaaaas, deixa eu te contar uma coisa: você não usa a creatina no momento em que você ingere o suplemento. O teu corpo vai estocando no músculo e vai usando gradativamente, logo, pouco importa se você consome antes ou depois do treino, com carboidrato ou não. A única regra é tomar todos os dias, treinando ou não, garanta o seu estoque. A quantidade recomendada por dia é de 3g a 5g. Pode tomar com água, suco, shake… o importante é não esquecer a dose diária.

E como a maioria dos suplementos, alguns mitos rodeiam a nossa queridinha…

MITOS:

1-Gera retenção de líquidos

A retenção hídrica causada pela creatina acontece dentro do músculos e é mínima. Nada que faça tanta diferença.

2-Causa problemas renais

É cientificamente comprovado: doses de segurança de até 20g/dia sem comprometimento da função renal em indivíduos saudáveis.

3-Só tomar quando for treinar

Para efeitos positivos o uso deve ser crônico. Tomar todos os dias, com ou sem treino. Para melhor entendimento e recomendação para o seu caso, procure um nutricionista.

3 comentários em “Tudo que você precisa saber sobre a Creatina”

  1. Avatar
    Alessandra

    Mas e a queda absurda de cabelo que a creatina causa? Isso ninguém fala. E ainda escondem os comentários dos leitores que questionam

    1. Olá Alessandra! Obrigado por acompanhar nosso blog! É muito bom ter você conosco!
      Aqui analisamos todos os comentários para evitar disseminação de spam ou conteúdo ofensivo.
      Liberamos seu comentário após análise.
      Aproveito para dizer que seu questionamento será levado para a nutricionista responsável pelo artigo para que ela possa dar a opinião dela.
      Mais uma vez agradecemos sua participação!

      Att,
      André Risco
      Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima