Treino de força: sim, ele pode melhorar sua saúde

A força muscular é um dos componentes da aptidão física relacionado à saúde e, a cada dia, as entidades da área da saúde estão contribuindo com a divulgação e incentivo na aplicação do treinamento de força, pois ele pode ser usado na população que não apresenta nenhum problema de saúde e na população chamada de especial. Pode ser prescrito para pessoas que estão em reabilitação, cardiopatas, diabéticos, idosos e para o público que busca o desempenho atlético. 

O treinamento de força inclui uso com regularidade de pesos livres, peso corporal, máquinas e outras ferramentas e tipos de treinamento. De seu treinamento há desenvolvimento da força, da potência e da hipertrofia muscular, essa última sendo um dos principais objetivos dos alunos que procuram as academias, centros de treinamento e similares.

O treino de força tem forte influência de variáveis que podem ser manipuladas em um programa de treinamento: carga (peso), intensidade, volume, tipo de contração muscular, intervalo de recuperação entre as séries e sessões, ordem dos exercícios, equipamento usados (máquina, peso livre, peso corporal), nível de treino do aluno, padrão de movimento, entre outras. Se ligou quantos detalhes o profissional de educação física tem que estar atento para montar um programa de treino e alterar caso seja necessário?

A atenção com a alimentação, descanso, hora que vai treinar, duração do treino e idade da pessoa não podem ser esquecidos. O organismo de um idoso tem necessidade diferentes, se comparado ao organismo de um jovem, não só na absorção de nutrientes, mas também no tempo de resposta. A qualidade do sono não pode passar em branco. Uma noite bem dormida, o chamado sono reparador, tem influência na recuperação do organismo, filtrando as informações do dia.

A prática de exercícios físicos regulares tem mostrado obter redução do risco de várias doenças crônicas (doenças cardíacas coronarianas, obesidade, diabetes, osteoporoses, etc). Com o passar dos anos, as pesquisas vão mostrando o aumento no número de sobrepeso e obesos, de várias idades. Isso é um perigo para saúde de forma geral, além de gerar maiores custos de políticas públicas para desenvolver e manter ações para essa população e para possíveis problemas de saúde que o sobrepeso e obesidade acarretam. Uma forma muito eficaz, saudável e comprovada há muitos anos de combater tudo isso é o treinamento de força. Tenha hábito de vida saudável! O principal beneficiado será você, pois o nosso bem maior está em jogo; a sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima