A festa queridinha de Maceió voltou!!! E você sabe o que comer antes, durante e depois do Maceió Fest pra ter mais pique e energia para aguentar o fim de semana de festa?
Veja o que priorizar:
O Maceió fest é um período de excessos e é importante estar preparada. A folia, associada ao álcool, consome muita energia. Por isso você deve manter uma boa hidratação e se alimentar adequadamente. Mas o que comer antes, durante e depois da festa?
Antes da folia — consuma alimentos para desinchar.
Componentes como a curcumina (presente no açafrão) ou flavonoides (presentes no alecrim) possuem efeitos antioxidante e anti-inflamatório que irão auxiliar na destoxificação hepática — fazendo o seu fígado funcionar direitinho e, portanto, potencializando o efeito detox do seu cardápio. Nesse período, vale caprichar nas frutas, verduras e alimentos integrais. Eles são cheios de vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo.
Algumas opções que valem a pena investir:
-Frutas vermelhas como mirtilo, framboesa, amora, açaí natural, romã;
-Ômega-3, encontrada em peixes de águas frias e profundas. Ou em algumas sementes como linhaça e chia;
-Oleaginosas: nozes, amêndoas, macadâmia, castanha-do-pará. Elas possuem em sua composição ácidos graxos poli-insaturados, vitaminas e minerais que atuam como anti-inflamatórios;
-Gengibre: tem ação anti-inflamatória e é até comparado a alguns medicamentos próprios para isso. Fica uma delícia em sucos, saladas, chá ou molhos;
-Cúrcuma: é rica em curcumina e combina com alimentos prontos como arroz, carnes e purês. Se preparada com pimenta preta, fornece mais compostos bioativos;
-Suco de uva integral: rico em resveratrol que possui também uma importante ação antioxidante, auxiliando na neutralização dos radicais livres;
-Frutas e verduras: são ricas em quercetina, um potente anti-inflamatório e antioxidante encontrado principalmente na casca e sementes desses alimentos;
-Farelo de aveia: além de rico em fibras, dá energia. Contém beta-glucanas que auxiliam na manutenção da saúde intestinal e têm efeito anti-inflamatório;
-Tomate: rico em licopeno, tem sua absorção potencializada após o aquecimento e na presença de gordura. Por isso, muitos médicos recomendam que seu consumo seja feito na forma de molho e preparado com azeite.
Preste muita atenção!
Evite tudo o que causa gases e desconforto gástrico antes da folia (feijão, repolho) ou que tenha ação laxativa. Ninguém merece passar sufoco no meio do Maceió Fest não é mesmo?
Durante o Maceió fest — energize-se!
O uso abusivo do álcool e o calor excessivo podem levar à desidratação, além de outros perigos como: intoxicação alcoólica, vômitos e até desmaios. E a gente sabe que, nesse período, costumamos ficar muito cansadas, mas não queremos parar. É aí que entra o papel da alimentação: se feita corretamente, dá para ter energia e curtir os dias de festa.
Os alimentos na semana do Maceió Fest devem ser leves para não gerar a sensação de estômago pesado. Mas nutritivos o suficiente para garantir saciedade. Proteínas leves (como o peixe, frango, ovos, queijos magros, iogurtes e leites vegetais) são ótimas opções.
Tente evitar ficar fazendo pequenos lanchinhos ao longo do dia: é preciso pelo menos uma refeição completa. Além das proteínas, lembre-se de colocar no prato uma fonte de gorduras boas (azeite, óleo de coco, abacate) e carboidratos complexos (arroz integral, mandioca ou batata-doce). Estes últimos são digeridos mais lentamente pelo organismo, evitando picos de açúcar no sangue e dando o gás necessário.


Se você quiser tomar uns drinks, tudo bem, ninguém é de ferro. Mas não esqueça de beber água. A garrafinha de água fresca é tão indispensável quanto o abadá, hein? Se for consumir álcool, intercale com doses generosas do líquido. E beba com moderação, já que o álcool é um dos principais fatores que causam inchaço, desidratação e pressão alterada — reações do corpo que se agravam ainda mais com o calor.
Depois do Maceió Fest
Após a festa, a água continua sendo peça chave, como em todos os momentos da vida. A água auxilia a recuperação de homeostase (estabilidade do organismo) e evita inchaços causados pelo consumo de álcool. Outro bom aliado é o repositor hidroeletrolítico, também conhecido como isotônico, que ajuda a repor os sais minerais e água perdidos durante as festas.
Independente do consumo de álcool, as repetidas festas combinadas implicam no comprometimento do sono e da rotina, causam estresse orgânico e, para combater os radicais livres produzidos, os alimentos antioxidantes são uma excelente escolha. Eles incluem alimentos ricos em vitamina C (Ex: laranja, limão, acerola, tangerina), frutas vermelhas (Ex: amora, morango, mirtilo, framboesa), açafrão, cenoura, beterraba e castanha do pará).
Todo tipo de estresse demanda do organismo esforço especial para manter a imunidade. Além disso, a frequente escassa alimentação durante as festas faz com que o corpo busque energia nos músculos. Portanto, alimentos fontes de proteína são fundamentais nesse período pós festa (Ex: Ovo, Frango, Carne Bovina ou Peixe).
A alimentação saudável constante é a melhor aliada. Se você já aderiu a ela, está em vantagem para curtir o Maceió Fest. Segue essas dicas que vai dar tudo certo. Ansiosos?


Graduada em nutrição.
Pós graduada em nutrição esportiva, estética e funcional.
Especialista em resgatar autoestimas nutrindo corpo e mente.