Se a balança continua marcando o mesmo peso desde que você começou a praticar exercícios físicos com frequência e a se alimentar melhor, não entre em pânico. Pode ser que tenha emagrecido sem ter perdido peso.
Ou no início da reeducação alimentar você vê o número na balança despencar, com o passar dos meses, essa “evolução” vai ficando mais lenta. Calma! Não tem nada de errado, faz parte do processo.
Parece confuso, mas o princípio é simples: você pode emagrecer ao reduzir a quantidade de gordura no corpo, enquanto mantém o peso ao ganhar massa muscular. Assim como pode desinchar rápido ao começar uma reeducação alimentar, a ter bons hábitos de forma mais rápida, depois que desincha, começa a perder gordura, onde o processo vai desacelerando. Perder peso significa reduzir o montante do valor numérico da massa corporal total. Portanto se você pesava 56kg, e agora pesa 52k, perdeu peso. Por outro lado, emagrecer significa reduzir o percentual de gordura do corpo.
GORDURA X MASSA MAGRA
O corpo humano é formado por três tipos de tecidos:
- Massa de gordura;
- Massa livre de gordura: massa muscular, massa óssea (ossos), cartilagens, ligamentos e tendões;
- Fluidos extracelulares e intracelulares.
A massa livre de gordura e os fluidos compõem a massa magra, ou seja, o conjunto de músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. Portanto, tudo o que compõe o seu organismo, com exceção da massa de gordura.
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), as células de gordura ficam localizadas sob a pele e entre as vísceras, e são formadas principalmente por triglicerídeos. Elas têm capacidade de armazenamento, ou seja, quando uma pessoa consome mais do que gasta, a célula cresce até seu limite e depois se multiplica, causando o ganho de peso.
O excesso de gordura no corpo pode causar problemas nas artérias e no cérebro, além de causar um “estresse” metabólico nas células, que ficam desorganizadas. Por isso, segundo a Asbran, a gordura deixa de ser depositada apenas nas células adiposas e começa a se instalar também em órgãos com o fígado e o pâncreas.
Gordura em excesso está, ainda, associada a doenças como diabetes e obesidade. A obesidade, por sua vez, é um fator de risco para doenças cardiovasculares (problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais), aumento do colesterol e triglicérides, distúrbios músculo-esqueléticos e alguns tipos de câncer.
A massa magra, por outro lado, é fundamental para a saúde dos ossos e músculos, incluindo o coração. Também é importante quando o corpo fica doente e o sistema imunológico entra em ação, requerendo proteínas para combater a doença e se recuperar.
Com o avanço da idade, começamos a perder massa magra. A perda de massa muscular e óssea com o avanço da idade, quando não tratada, pode prejudicar a independência e causar prejuízos, como a sarcopenia (enfraquecimento dos músculos) e a osteoporose.
QUANDO PROCURAR AJUDA PROFISSIONAL?
Para reduzir a quantidade de gordura no corpo, é preciso praticar exercícios e adotar uma alimentação adequada. Quem reduz o peso sem fazer exercício perde massa muscular e mantém o tecido adiposo, onde a gordura corporal está localizada.


Além disso, a massa muscular apresenta maior densidade do que a gordura. Por isso, ocupa menos espaço no corpo. Assim, uma pessoa pode reduzir a sua massa de gordura e mesmo assim não notar mudança de peso quando sobe na balança, já que o ganho de massa muscular mascara a perda dos quilos em excesso.
Portanto, se você adotou uma rotina de dieta e exercícios com o objetivo de ganhar massa magra e perder gordura, acompanhar a evolução do seu emagrecimento apenas pela balança pode não ser o mais indicado. Pode ser que você esteja mais saudável e visivelmente mais magro, mas ainda pesar o mesmo.
No caso de perder uma quantidade de peso mais rápido no início do processo, super normal, você está dando um novo comando ao seu corpo, o livrando de toxinas e retenção hídrica, e ele entende de forma muito rápida, tenha em mente que no início você está perdendo água retina. Tenha paciência que o emagrecimento está perto.
Consulte um nutricionista de sua confiança para bolar um plano de emagrecimento que esteja de acordo com as suas necessidades e objetivos. Beijo da nutri


Graduada em nutrição.
Pós graduada em nutrição esportiva, estética e funcional.
Especialista em resgatar autoestimas nutrindo corpo e mente.