Você já sentiu que não está conseguindo evoluir no seu treino? Ou até não consegue aumentar sua carga? Sim? Então, deixa eu te falar umas coisas. Um grande percentual de pessoas não têm sucesso ao tentar subir carga ou realizar exercícios mais complexos. Ou até, não conseguem realizar exercícios mais simples, por falta de coordenação, por exemplo.
Então, você se questiona se está treinando errado ou suficiente para se desenvolver (isso é muito frequente). A real é que você queimou etapas cruciais durante seu processo de treinamento. E é por isso que você não obteve o resultado tão sonhado. Aqui surge aquela pergunta: “ Tá, Saulo, mas como faço para isso mudar e eu conseguir o que eu quero?”. Simples! Presta atenção!
Se você desenvolver sua base (exercícios básicos), as suas capacidades físicas serão evoluídas. Consequentemente, movimentos mais complexos também irão evoluir, seja em mecânica (movimento adequado para você) ou sobrecarga (aumentar o peso durante o processo).
Se você tivesse utilizado treinos de base e evoluído para treinos mais complexos, os resultados seriam outros. Por exemplo: se você domina o agachamento no smith, o agachamento livre ficará fácil para você. Outro exemplo: se você suporta uma sobre carga de 20Kg no supino, na próxima sessão faça o teste de adicionar 10% de sobre carga, aumente 2Kg. Essa estratégia nada mais é que um processo de trabalho de base em relação ao que você treina. Dessa forma você evolui com mais frequência e continuamente. Não fica aguardando uma evolução cair do céu. Entendesse?
Isso serve para hipertrofia, emagrecimento, melhora de desempenho multimodal, LPO, ginástica e assim vai. Então, não queime etapas. Treine sua base e você terá melhores resultados. Pessoas que tentaram por várias vezes realizar mudanças e não conseguiram , hoje com todo o planejamento alcançam suas metas e além delas (por isso exemplo, atletas). O segredo é partir do básico ao avançado evoluindo com estratégia, continuamente.
Faz isso que vai dar bom! Abraço e até o próximo!


Mestre em Nutrição Humana – Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (CREF 002254-G/AL); Bacharel em Educação Física – UFAL; Personal Trainer; Consultor Esportivo;