O final do ano está chegando, e com ele as férias escolares. Nesse período os pais, sempre que possível, alinham suas férias no trabalho para viajar. Destino escolhido, malas prontas e chegamos no destino. Mas e nossa rotina de treino, como vai ficar? O que vou fazer e onde e como vou treinar? Calma, pequeno gafanhoto, seus problemas acabaram! Conheça este equipamento mega, sistem, master, kkkk, pegadinha do malandro! Brincadeiras a parte, segue alguns conselhos para quem vai viajar e quer manter a rotina de treino em dia.
Não é preciso deixar os treino de lado durante as viagens, seja ela de final de semana, feriado mais prolongado ou de algumas semanas. Primeiramente, você está de férias. O objetivo principal é curtir o local com a família e amigos, portanto, não há necessidade de treinos mais exaustivos, esses podem deixá-lo enfadado a ponto de não aproveitar o local, principalmente quando a noite chega.
Se for ficar em hotel, e a depender do porte do hotel, esses têm algum espaço fitness (academia). Caso vá ficar em hotéis de menor porte, ou pousada que não tenha academia, dá para treinar sem problema e ainda aproveitar o visual. Existe algumas modalidades que podem ser realizadas sem custo e com certa facilidade.
Corrida
Pense em uma atividade física democrática! A corrida é algo que fazemos desde criança, não há complicação ao executá-la, salvo uma corrida mais técnica, mas isso é papo para outra oportunidade. E essa corrida for realizada em um local de belezas naturais, ai é literalmente correr pro abraço. A corrida pode ser feita em vários locais ou terrenos, praia (na areia e calçadão), no asfalto, na terra, nas matas, na grama, na esteira, e para não atrapalhar suas férias, tome cuidado em relação ao calçado utilizado e o uso de roupas adequadas, confortáveis, leves e de cores claras, a depender do local que esteja. Se tiver em um local muito frio, a roupa não deve causar desconforto. Caso não tenha o hábito de correr, pegue leve, nesse caso dê preferência as caminhadas ou trotes. Uma dica valiosa são as trilhas, mais observe o grau de dificuldade da trilha, se é preciso guia, e nunca esqueça da hidratação, principalmente se tiver em locais mais quentes, secos ou úmidos. Não espere a sede chegar, ela é indicativo que seu organismo está levemente desidratado e não ache que, porque está em um local frio, não precisa hidratar.
Pedalar
Pergunte aos nativos se é fácil conseguir bicicletas para pedalar, pode ser no local que esteja hospedado ou alugar. Existe alguns locais que tem bikes para alugar. Já vi em algumas orlas do nordeste e sudeste. A atividade é muito prazerosa e pode trazer boas lembranças. É só lembrar de quem ensinou você a pedalar: seu pai, avô… Momento nostálgico de lado, vamos ao pedal. Cuidado com o equipamento, veja se está regulado para sua estatura. O selim tem que estar na linha da crista ilíaca, um osso na lateral do quadril, uma referência para que, ao pedalar, sua perna não estenda em demasia ou fique com joelhos muito fletidos. Aproveite o pedal para conhecer mais o local onde está. Essa atividade além de fazer bem para os membros inferiores, trabalha tronco e a parte cardiorrespiratória.
E para aquela galera que é do crosstrainning ou que quer um treino curto? Para essa galera têm os treinos mais rápidos e realizados em menor tempo, o famoso HIIT. Treinos que são realizados com pouco descanso são muito eficientes para a melhora do VO2max., queima bastante calorias, dá ganho de força e resistência, pode ser realizado em qualquer lugar, em qualquer horário e o tempo que tiver disponível (que via de regra é curto), além de ser muito dinâmico e lúdico. Caso nunca tenha realizado, tome cuidado para não sentir desconforto. Nesse caso, escolha outro tipo de treino que esteja habituado.
Musculação
Para as pessoas que gostam da musculação, temos algumas opções: verificar no local hospedado se tem academia, ou procure alguma academia na cidade em que está, elas aceitam diária, quinzena e, a depender da academia que treine em sua cidade natal, verifique se tem uma unidade dessa academia no local da viagem, essas redes tem pacotes que permitem treinar nas outras unidades. Alguns cuidados são importantes: treine o que já vem fazendo em sua rotina, esse não é o momento de treino novo, pois está de lazer e treinos novos podem deixá-lo com desconforto muscular (e ninguém merece, em sua viagem de férias, estar todo dolorido). Avise ao professor de sua academia ou ao seu personal sobre sua viagem, ele pode adaptar seu treino, ou adequar sua corrida, lhe aconselhar sobre trilhas (esse conselho vale para todas as modalidades citadas).
Trilhas
Caso sua viagem seja para local com florestas, cachoeiras e que tenha muitas trilhas, cuidado com as roupas! Dê preferência as botas específicas para trilhas que, além de evitarem acidentes por escorregões, elas protegem os tornozelos, evitando torções. Use bonés, protetor solar, repelentes e verifique se o local exige vacina e quantos dias antes da viagem. Sempre vá com guias, hidrate-se e alimente-se bem. Não subestime os níveis de dificuldades das trilhas. Antes de fazer, pergunte qual nível é e tenha cuidado caso tenha algumas doenças como cardiopatias, hipertensão, diabetes, elas podem ser um fator de impedimento, a depender do nível de dificuldade e temperatura do local.
No mais, é aproveitar as férias, trazer boas lembranças desse passeio. Se possível, desligue-se das redes sociais, pois as viagem também tem o objetivo de higiene mental.


Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UFAL (CREF:001274-G/AL)
Esp. Fis. do Exercício, Aval. Física e Grupos Especiais
Esp. em Atividades Aquáticas.