O mercado fitness movimenta bilhões no mundo, por isso todo ano o American of Sports Medicine (ACSM) apresenta os resultados de sua pesquisa anual “Worldwide Survey of Fitness trends for 2023” em seu Health & Fitness Journal. Em sua 17ª edição consecutiva, apontou as seguintes tendências:
- Tecnologia Wearable (Tecnologia vestivel) – A tecnologia continua impactando a indústria do fitness: relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivo de rastreamento por GPS. Inclua tecnologia que pode monitorar o coração, calorias, tempo sentado, sono e por ai vai.
- Treinamento de força com pesos livres – Sempre falamos da relevância do treino de força fora das máquinas, ou seja, com pesos livres. inclua uso de barras, halteres, kettlebell.
- Treinamento com peso corporal – Treino que utiliza o peso corporal como ferramenta, realizado em pouco espaço, econômico e traz bons resultados.
- Programas Fitness para Idoso – Programa voltado para as necessidades da terceira idade.
- Treinamento Físico funcional – Treinamento para melhorar o equilíbrio, coordenação, força funcional e resistência para melhorar as atividades da vida diária.
- Atividade ao ar livre – Passeio de bicicletas, caminhadas em grupo ou sozinha, voleibol, futebol de areia, frescobol ou treinos prescritos e acompanhado por profissional de educação física.
- Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) – Treinos com programas que geralmente envolvem repetidas sessões de exercícios de alta intensidade, combinado com períodos curtos de descanso. Existem vários protocolos para adaptar a vários públicos.
- Exercícios para perda de peso – Essa tendência incorpora programas de perda de peso, como aulas de dieta e nutrição, com uma rotina de exercícios, além de outros profissionais, caso seja necessário para a individualidade de cada pessoa.
- Profissionais de “Fitness” Educação Física certificado – no Brasil o MÍNIMO que a lei obriga é a graduação em Educação física Bacharelado ou licenciatura plena para quem vai atuar fora do ambiente escolar, personal, hospitais etc. Atenção com o profissional que presta esse serviço! Pergunte se ele é graduado na área minimamente exigida pela lei, e se for especialista na área de atuação, melhor ainda, já que mostra a preocupação na prestação de um bom serviço.
- Treinamento pessoal (Personal Trainer) – Plano que inclui definição de metas, avaliação de condicionamento físico e programação de exercícios com um treinador em ambientes individuais.
Achados interessantes
Em 2020, o treinamento on-line ficou em 26º lugar. Em 2021, foi a tendência número 1. Em 2022, caiu para o número 9 e, nos resultados de 2023, caiu para a posição 21. Ver essa tendência cair tão significativamente se deve ao fato de que as pessoas estão retornando à academia e, em muitos casos, abandonando suas academias em casa.
As instalações de fitness também parecem estar retornando ao básico em um mundo pós-pandemia: o Treinamento de Força com Pesos Livres foi o 2º colocado, o Treinamento com Peso Corporal ficou em 3º lugar e o Treinamento de Core e Treinamento em Circuito ficaram em 11º e 12º lugar, respectivamente.
Outras tendências permaneceram relativamente estáveis, independentemente das mudanças trazidas pela COVID-19: o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT), por exemplo, foi a tendência número 1 em 2014 e 2018, e assumiu o 7º lugar em 2022 e 2023.
Fonte: fitnessbrasil.com.br


Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UFAL (CREF:001274-G/AL)
Esp. Fis. do Exercício, Aval. Física e Grupos Especiais
Esp. em Atividades Aquáticas.