Agora que o ano está de fato começando, muita gente também está começando a se alimentar melhor, se exercitar. Mas enquanto algumas pessoas nem sabem por onde começar, outras já começaram de qualquer jeito mesmo, fazendo certo ou não. Uma ajuda profissional é indispensável, pois essas pessoas cometem erros que nem sabem que estão cometendo, atrasando o resultado ainda mais.
É muito comum, na minha rotina de atendimentos, me deparar com pessoas que comem saudável mas não estão tendo resultados e, muito provavelmente, isso acontece por causa de alguns erros bem comuns que hoje eu vou te dizer quais são. Fique atento para identificar se está acontecendo por aí! Esses erros podem te afastar dos seus resultados!
Ao iniciar uma dieta, vamos começar do jeito certo, né?
Erro 01: Pular o café da manhã
O que você escolhe comer na primeira refeição do dia, pode ditar suas escolhas alimentares de todo o restante dele.
Muitas vezes a pessoa diz que acorda sem fome e pula o café da manhã, mas a noite está com fome acumulada e come tudo o que vê pela frente.
Por esse motivo é melhor regular seu ciclo circadiano para não pular o café da manhã e se manter saciado durante o dia, sem errar na dieta.
Erro 02: Consumir pouca proteína


A proteína é um macronutriente responsável pela síntese muscular e por saciedade.
Se você come pouca proteína em suas refeições, além de sentir mais fome durante o dia, estará prejudicando o ganho de peso magro.
Erro 03: Exagerar na gordura


A gordura é o macronutriente mais calórico (9 calorias por grama).
Portanto muito cuidado ao usar as gorduras no modo de preparo dos alimentos, pois alimentos saudáveis podem se tornar preparações muito calóricas se feitas com excesso de azeite e manteiga.
Outro ponto que vale lembrar é o consumo de pasta de amendoim e queijos em exagero, você nem percebe e acaba ingerindo muitas calorias.
Erro 04: Ingerir pouca fibra


Você precisa ingerir a quantidade mínima de fibras para ter um bom funcionamento intestinal diário. Para isso varie bem o consumo de frutas, legumes e verduras. (De 25 a 30g).
Psyllium, chia e linhaça dourada são excelentes fibras de adição também.
Além disso, é de extrema importância que a sua ingestão de água acompanhe o consumo de fibras. Toma água sem errar, hein? E aí identificou alguns desses erros por aí? Já comece fazendo pequenos ajustes hoje para acelerar seus resultados. Beijo da nutri!


Graduada em nutrição.
Pós graduada em nutrição esportiva, estética e funcional.
Especialista em resgatar autoestimas nutrindo corpo e mente.