vogorexia

Vigorexia: entenda as causas e qual tratamento

Quem nunca ouviu a frase: “a diferença do remédio para o veneno é a dose!”. Daí surgiu uma dúvida: você já ouviu falar em Vigorexia?

Vigorexia é um transtorno dismórfico muscular, também conhecido como dismorfia muscular, um problema psicológico que faz com que as pessoas se vejam fracos e sem músculos, quando são fortes e musculosos. A distorção da imagem corporal que essas pessoas têm, faz com que elas passem várias horas na academia para alcançar um corpo que elas achem ideal. 

Importante que as pessoas próximas, amigos, familiares fiquem de olho para o início dos sintomas, pois as pessoas com vigorexia não se sentem confortáveis com próprio corpo e passam a não se reconhecer em frente ao espelho, buscando cada vez mais exercícios físicos para alcançar o corpo ideal. 

Com o passar do tempo, se afastam das coisas que não tem relação com exercícios físicos, deixam de se interessar por programas de lazer, além de apresentar dores musculares, insônia, depressão, baixo desempenho sexual e cansaço.

 E para as pessoas que são acometidas por esse transtorno, a boa notícia é que tem cura. O primeiro passo, como em qualquer problema, é reconhecer que está com esse problema e estar disposto a se tratar. O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogo, nutricionistas, endocrinologistas… outros profissionais podem atuar de acordo com a necessidade.

Importante salientar que o paciente não precisa abandonar os exercícios físicos. O que é necessário, é a boa orientação da frequência necessária para ser saudável. E o profissional de educação física é importantíssimo também nesse processo.  

A equipe médica vai avaliar se em alguma fase do tratamento é necessário o uso de algum medicamento. 

O exercício físico regular, de forma respeitosa e buscando sempre a saúde e respeitando as particularidades, fará bem para todas as pessoas. O cuidado, como falamos, é com o excesso, o equilíbrio com a alimentação, boa noite de sono… ter momentos de socialização com pessoas importantes também está no bojo da saúde. 

Para aqueles que buscam o corpo ideal, sinto muito informar: ele não existe! Cada pessoa tem que se sentir bem, mas a mídia tem um papel importante na divulgação e culto ao corpo perfeito. Cuidado com essas armadilhas do mundo de consumo. Busque o cuidado com a saúde em primeiro lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima