como sair do sedentarismo

As melhores formas de sair do sedentarismo

O sedentarismo é um problema para as pessoas e para os gestores públicos. Ele promove uma série de problemas para a saúde da população e para os cofres públicos. O sedentário tem aumento de peso em formato de gordura e, como consequência, maior risco  para outras doenças.

Para as pessoas que são sedentárias, ou estão acima do peso e que tem o desejo de mudar seus hábitos de vida, tem que ter em mente que, para algo se tornar um hábito, é preciso que haja repetições, seja na alimentação e também no exercício físico. Falando nisso, qual seria a atividade física, ou exercícios físicos, para iniciar de forma segura e que promova melhorias na saúde?

Exercícios para sair do Sedentarismo

No início, não se preocupe tanto em quanto tempo, em minutos, vai passar na academia. Dê preferência a atividade que goste, assim facilita a adesão. Lembre-se que a pessoa está sedentária ou acima do peso a bastante tempo, e não é passando horas na academia que isso vai mudar como um passe de mágica. Não tenha pressa, cada novo dia é um passo importante. Porém a frequência é muito importante, principalmente para tornar essa atividade um hábito.

Escolha atividades simples e aos poucos vá acrescentando atividades mais complexas. Tenha metas, por exemplo: Em 3 meses (90 dias) tenha o compromisso de ir 5 dias na semana na academia ou na atividade que escolheu. No final dos 90 dias, treinará 60 dias. Experimente atividades diferentes, isso trará novos estímulos, e terá a oportunidade de conhecer outras modalidades. Importante ter como base o que gosta em mais dias, e as outras atividades em outros dias. Às vezes descobrimos gostos por algo que até então não fazíamos.  

Interessante, sobretudo para pessoas que estão com sobrepeso/obesidade, evitar exercícios físicos de impacto no primeiro momento, como as corridas e saltos por exemplo. Quando estamos acima do peso, nossas articulações, tendões, ligamentos e musculaturas não estão fortalecidos e pode acontecer que, em uma simples corrida, traga sobrecarga suficiente que pode causar alguma lesão. Por outro lado, os exercícios de força (musculação)  melhoram todos os parâmetros citados.

Outra atividade física muito bacana, também pensando no baixo impacto, é pedalar, seja em ambientes fechados (indoor) como na academia, estúdios, ou em ambientes abertos (outdoor) como ruas, parques, orla. Vale destacar que essas atividades ainda vão proporcionar ganho de massa muscular, sobretudo nas pernas.

Natação é outra atividade física maravilhosa, além de cuidar da saúde, com destaque para a parte cardiorrespiratória, estar na água é muito refrescante e prazeroso.

Um dos carros chefes em segurança e que promove bons resultados é a musculação, uma modalidade que é bastante segura. Seguindo as orientações do profissional de educação física, a probabilidade de lesão é muito pequena.

Esses são alguns ajustes para sair da vida com baixo movimento (hipocinesia) e tornar-se uma pessoa ativa, trazendo muitas mudanças positivas para a saúde de forma global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima