A Sarcopenia é uma doença muscular, progressiva e generalizada, envolvendo a perda de massa e função muscular, com redução do desempenho físico nos indivíduos, e que está associada a diversos problemas, incluindo quedas, declínio funcional, fragilidade e mortalidade.
A diminuição da massa óssea acontece no processo relacionado à idade em pessoas idosas. Essa doença é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, levando a limitações em atividades rotineiras como caminhar e subir escadas. Pode ser Influenciada por fatores genéticos, estilo de vida e não apenas por fatores de risco contemporâneos.
A prevalência de sarcopeni tem variação dependendo da faixa etária, sexo, do cenário clínico e da definição utilizada. A prevalência em indivíduos com idade entre 60 e 70 anos varia de 5% a 13%, enquanto idoso com mais de 80 anos pode oscilar de 11% a 50%. Entre idosos institucionalizados, a prevalência é de 51% e 31% em homens e mulheres, respectivamente.
Principais causas da sarcopenia
Primária: Idade, perda de massa muscular relacionada à idade;
Secundária: Malnutrição, baixa ingestão energética e/ou protéica; Deficiência de micronutrientes; Má-Absorção e outras condições gastrointestinais, Anorexia (Envelhecimenrto e problemas orais)
Inatividade: Repouso no leito, imobilidade, descondicionamento, sedentarismo e baixo nível de atividade física.
Latrogenia: Hospitalização, Uso de medicamentos.
Doenças cardiorrespiratórias: Doenças Oncológicas, Doenças neurológica, Doenças endocrinometabolica, Doenças ostioarticulares, Doenças Hepáticas, Doenças Renais.
A realização de treinamento resistido, sendo a mais conhecida delas a musculação, mostra-se como o que temos de melhor para melhorar a massa, a força muscular, e o desempenho físico. O treino resistido, associado à alimentação adequada mostra-se muito positivo, melhorando os níveis de massa magra e força muscular. Além desses benefícios, tem a prevenção da osteoporose, essa doença ainda sem cura, entretanto, os exercícios resistidos tem se mostrado interessantes para retardar e tratar a osteoporose.
Então galera, como dizem os antigos, é melhor prevenir do que remediar. Estilo de vida saudável é o melhor remédio para vários males.
Fontes: Recomendações para diagnóstico e tratamento da sarcopenia no Brasil. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia -SBGG


Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UFAL (CREF:001274-G/AL)
Esp. Fis. do Exercício, Aval. Física e Grupos Especiais
Esp. em Atividades Aquáticas.