Bebe café? Saiba se você já está dependente da bebida

Hoje vou falar com vocês sobre um assunto presente no dia da maioria: o consumo de café e sua dependência. Quem aí amar um cafezinho e não vive sem? Eu sou a primeira rsrs

Sabemos dos diversos efeitos benéficos da cafeína e seu poder termogênico, mas como todo excesso, gostaria de fazer este alerta.

Muitas pessoas consomem cafeína regularmente para se manter acordadas e alertas, mas o que nem todos sabem é que o uso contínuo pode levar a uma perda de potência dos efeitos, gerando uma dependência.

Isso acontece porque o nosso organismo se adapta à presença da cafeína e, com o tempo, você não sente mais a potência dos seus efeitos, precisando de doses cada vez maiores para produzir o mesmo resultado. A partir daqui a cafeína te coloca em um estado no qual com ela você fica normal e sem ela fica exausto. Já aconteceu com você?

Ao chegar neste ponto seria interessante realizar um detox de cafeína. Encontre um novo substituto para o café e não corte a cafeína totalmente de uma vez só. A parada abrupta do consumo de cafeína pode ocasionar sintomas de abstinência como dor de cabeça, irritabilidade e fadiga.

Uma opção seria a substituição por chás ou café descafeinado. Outro passo seria utilizar pequenas doses de cafeína em cápsula.

Se você consome café diariamente em grandes quantidades e notou que seu dia depende dele, está na hora de avaliar e repensar este hábito.

3 dicas de ouro da nutri para você:

Dica 1: O ideal a ser consumido é de 3 a 4 xícaras de no máximo 240ml por dia de café.

Dica 2: Não tome café imediatamente ao acordar, espere pelo menos 1h. Precisamos de cortisol para despertar nosso corpo nesse primeiro momento. Quando ingerimos o café imediatamente, atrapalhamos a liberação do cortisol que tem a função de acordar nosso corpo, então esse cortisol pode se manifestar outra hora do dia e nos despertar mais vontade de doce por exemplo.

Dica 3: Para conseguir tomar o café sem açúcar, primeiramente escolha um café de boa qualidade, não escolha pela marca. Veja se ele é de torra média, especial ou gourmet. Então, me conta: quantas vezes você bebe café por dia? Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima