Essa é uma das dúvidas que mais me chega no consultório e minha resposta é sempre bem clara: individualidade; cada um sabe o tamanho do calo que tem no pé, e aí eu te faço outra pergunta: o que te incomoda mais?
Existem várias nutris que são a favor do ganho de massa muscular para depois perder gordura e isso faz total sentido, uma vez que, com maior quantidade muscular, mais acelerado seu metabolismo será para queimar gordura.
As estratégias são completamente diferentes. A estratégia para perder gordura é comer menos do que se gasta e para ganhar massa muscular é comer mais do que se gasta. Parece impossível conseguir as duas coisas ao mesmo tempo, né? Mas ainda assim é possível, só que numa velocidade menor. Você pode sim ganhar músculo enquanto faz uma dieta focada em emagrecer e treina regularmente, mas onde estiver o seu foco principal é onde você terá mais resultado.
Eu, como nutri, recomendo que você foque em uma estratégia de cada vez. O que te “dói” mais nesse momento? Se for a gordura acumulada, vamos focar nisso primeiro. Se a gordura não te dói tanto assim, se você deseja muito mais construir músculos, então começamos por aí. É importante que o profissional foque nunca estratégia a longo prazo, para que o paciente consiga permanecer no estilo de vida saudável.


Graduada em nutrição.
Pós graduada em nutrição esportiva, estética e funcional.
Especialista em resgatar autoestimas nutrindo corpo e mente.