Qual relação da força com o crescimento muscular?

Os estudos mostram que o aumento da força após o treinamento tem influência primeiro por adaptação neural. Esse aumento da força tende a melhorar com o passar das semanas dedicadas aos exercícios físicos regulares. Algumas pessoas têm algumas dúvidas em relação aos percentuais aos quais devem ser submetidas para ter esse desejado aumento, e outras não estão dispostas a treinar com elevados percentuais de carga em relação ao seu 100% das condições atuais.

A força é uma capacidade física importante para a saúde. Capacidade é algo que pode ser treinável em um organismo, ou seja, passivo de adaptação. O colégio americano de medicina esportiva recomenda levantamento de cargas externas entre 70% e 80% de uma repetição máxima (1RM) para aumentar a força e o tamanho do músculo. Porém, treinos com cargas menores tem se tornado uma alternativa para bons aumentos do músculo, por exemplo: Cargas baixar até a falha (30% de 1 RM), cargas baixas com restrição de fluxo sanguíneo (10-30% de 1RM), treino sem carga externa, desde que produza tensão local suficiente. Esses treinos também causam aumento do tamanho do músculo e força.

Citamos alguns exemplos de percentuais menores e que proporcionam excelentes resultados nos aumentos de força e tamanho do músculo, só que para ter o efeito desejado e principalmente seguro, deve-se procurar um profissional de educação física que saberá quando, como, onde e para quem aplicar determinados percentuais aliado a métodos. Algumas pessoas podem ter alguma limitação temporária ou permanente que seja contra indicada a alguns dos métodos citados, e o trabalho do profissional de educação física, alinhado a outros profissionais como médico, por exemplo, tende a produzir melhores resultados de forma geral.

Toda vez que nosso organismo é estimulado a uma tensão, se essa se repetir por algum tempo, nosso corpo tende a se adaptar e superar esse estímulo inicial. Se tratando da parte da musculatura esquelética é da mesma forma, estímulo e resposta, e para os adeptos aos exercícios físicos essas respostas esperadas são sempre em melhoria da saúde, performance e estética.

Já pararam para pensar que quando iniciaram uma rotina de exercícios físicos, esses inícios eram mais cansativos e, depois de algum tempo, foi ficando mais fácil de executar? 

Aí está um exemplo prático de adaptação e uma boa resposta a um estímulo inicial. 

Então, galera, vamos treinar e sempre procurar um profissional de educação física para prescrição e acompanhamento dos treinos. Respeite o processo e, em algumas semanas, a força e tamanho do músculo serão percebidos.

1 comentário em “Qual relação da força com o crescimento muscular?”

  1. Muito boa a matéria, parabéns!

    Passei dos 40 anos e preciso reforçar meus treinamentos para manter e até aumentar a massa muscular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima