Como descobrir a modalidade ideal para você

Quando entramos em academias, box filiado ou não, notamos esses ambientes com bastante alunos, e quando passamos na orla ou parques, também notamos a prática de várias atividades físicas, corridas, caminhada, jogos coletivos e individuais. E quais são os chamados exercícios físicos ideais para a saúde e qualidade de vida?

Não existe o exercício físico chamado ideal de forma generalizada. Cada pessoa tem suas particularidades, gostos e limites, seja por limitações de saúde temporária ou definitiva, seja pela falta de experiências ou por ter muito tempo de experiências nos exercícios físicos, pode ser por alguma necessidade específica de alguma modalidade esportiva, e por aí vai.

Um indicativo para termos um norte é contemplarmos exercícios físicos que promovam benefícios nos componentes da aptidão física relacionados à saúde, que são: força, flexibilidade, aptidão cardiorrespiratória, resistência muscular e composição corporal.

Para quem não faz nenhum exercício físico, pode iniciar pela caminhada, um movimento simples, sendo um bom ponto de partida para sair do sedentarismo e à medida que as adaptações vão acontecendo, pode-se adotar outras estratégias, mudar o terreno. Se a pessoa caminha sempre no asfalto, passa a caminhar na areia mais fofa. Caminha em locais com algumas ladeiras? Aumente a distância, inicie trote ou corridas e associe outras modalidades a essa caminhada, como por exemplo exercícios resistidos, onde o mais famoso é a musculação. 

Para as  pessoas que gostam de Yoga (que é uma modalidade muito interessante) pode associar com a musculação para melhores benefícios. Tem um grupo que gosta mais dos exercícios com mais intensidade, uma modalidade que se adequa a esse perfil é o CrossFit, que também pode ter benefícios da musculação dando ênfase nos músculos acessórios. Tem aquela galera que gosta dos esportes coletivos ao ar livre, como futebol, vôlei e outras dos esportes individuais, como tênis, frescobol, corrida… todas essas modalidades sempre são maravilhosas para cuidar da saúde. 

Se vocês notaram, as várias modalidades apresentadas apresentam benefícios dos componentes da aptidão física relacionados à saúde. Calma que eu não esqueci de falar da musculação propriamente dita. Essa modalidade tem um grande benefício: a comodidade em ter vários seguimentos no mesmo ambiente. Algumas academias dispõem de um espaço para aulas de Crosstrainer, aulas coletivas, aulas de lutas, yoga, pilates, e em alguns centros de treinamento tem espaços para futebol, vôlei entre outros.

Perceberam que não existe a chamada modalidade ideal? O que classificamos como ideal é baseado em parâmetros de gostos particulares e indicações ou limitações médicas. Sempre tenha em mente: o exercício físico está para todo mundo, e nem todo mundo está para determinados exercícios, mas sempre terá uma modalidade que estará no gosto das pessoas e indicação dos profissionais de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima