alongamento

Emagrecimento com e sem exercício físico: há diferenças?

O emagrecimento é algo buscado por muitas pessoas, não só por conta dos riscos aumentados que a obesidade e aumento de peso em forma de gordura traz para saúde de forma geral, bem como por outros fatores, como estéticos por exemplo.

Muitas dessas pessoas querem emagrecer e algumas até conseguem com dietas sem boas evidências científicas e com alimentos duvidosos no sentido nutricional e alguns com baixa calorias, mas, infelizmente, feito por conta própria. E qual é o problema disso que foi citado? Simples, cada pessoa é individual, com isso, cada uma tem suas necessidades diárias devido uma série de fatores, tais como profissionais e estilo de vida. Por isso é muito importante ser acompanhado por um profissional da nutrição, pois esse é o profissional que vai, junto com o paciente, elaborar mudanças de hábitos alimentares para que esse emagrecimento seja seguro e duradouro.

Algumas pessoas não gostam de nenhum exercício físico, e isso não é um impeditivo para emagrecer. É possível emagrecer somente através da alimentação? A resposta é sim! Porém tudo na vida tem um preço. O emagrecimento através somente da alimentação tem suas particularidades. Primeiro o emagrecimento o deixará com flacidez, e o porquê é simples: não existe o estímulo via exercício físico para no mínimo manter a massa magra e o tônus muscular, o processo de emagrecimento com exercício físico é mais eficaz, além do que nosso corpo, por questões de sobrevivência e proteção, não deixará que a pessoa emagreça sem limite, e caso a pessoa queira sair um pouco da dieta, em uma festa por exemplo ou feriado, terá no exercício físico uma ferramenta para retomar o peso que porventura tenha aumentado.

Tem uma turma que faz o que as evidências científicas recomendam, associa a alimentação saudável prescrita e orientada por nutricionista e exercícios físicos prescritos e orientado por profissional de educação física, mas quais as vantagens dessa união?  A alimentação servirá como bom combustível, respeitando uma série de fatores dos pacientes, além de respeitar os macro e micronutrientes. O exercício físico servirá como um modulador, contribuindo, nesse caso, com o emagrecimento, além de melhorar uma série de parâmetros de saúde, questões de melhora de marcadores sanguíneos, aumento de massa magra, quanto melhora da massa óssea, melhora de parâmetros de força, do sistema cardiovascular, proteção e melhora das questões emocionais, entre outras.

Lembre-se: emagrecer sem auxílio de exercício físico é como correr no asfalto descalço, você até pode iniciar, mas devido aos desconfortos por conta do terreno, vai sendo minado e já já vai parar, além de riscos de se machucar. O exercício físico nesse nosso exemplo seria o tênis, melhorando a performance, trazendo conforto, proteção e fazendo com que essa corrida seja contínua e prazerosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima