ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO: QUAL A DIFERENÇA?

Manter-se em movimento é importante para uma vida saudável, porém é comum, quando lemos ou vemos alguma matéria, dizerem que exercícios físicos trazem diversos benefícios à saúde e que atividade física faz muito bem para saúde. 

Daí surge uma dúvida, e nos perguntamos: uma hora usa-se o termo “exercícios físicos” outra hora “atividade física”. será que tem diferença?

Então, senta que lá vem história: vamos iniciar pela via conceitual.

Atividade Física é qualquer movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética e que tenha gasto energético maior do que os níveis de repouso ou basal. A caminhada é um exemplo.

Exercício Físico é algo planejado, estruturado e que tenha repetição, com objetivos da manutenção ou melhora de um ou mais componentes da aptidão física. O exemplo mais conhecido é a musculação. Sendo assim, todo exercício físico é uma atividade física, porém, contudo, todavia, nem toda atividade física é exercício físico. 

Desde que o homem está na terra, a atividade física está presente entre nós, seja correndo, caminhando ou solicitando do corpo várias habilidades, sobre tudo motoras, como na caça, em lutas, fugas, colheitas e várias ações para a sobrevivência. 

Com o avançar dos anos e a evolução da ciência, vários estudos mostram os benefícios dessa prática nos dias atuais. Mas esses estudos também mostram que as pessoas estão se movimentando menos. Prova disso são as pesquisas que mostram o aumento do sobrepeso e obesidade. Além disso, os espaços livres estão cada vez menos disponíveis para as crianças se movimentarem, sendo uma parte importante de uma grande engrenagem que contribui para a hipocinesia. 

Ações simples do nosso dia a dia podem contribuir para melhorar esse movimento via atividade física. Por exemplo no lazer: atividades como andar de bicicleta, patins, natação, surf são ações prazerosas que ajudam a melhora da saúde. Em casa: ao fazermos as tarefas de casa, tais como varrer, lavar a louça. Nos deslocamentos para trabalho, nos encontros com amigos, ida e volta do trabalho. Algumas profissões exigem mais em relação a atividade física: militares (de forma geral), carteiros e entregadores que utilizam bicicletas convencionais são bons exemplos. 

Então, independentemente de como você queira fazer, seja atividade física ou exercício físico, eu deixo uma tarefa para todos os seus dias: mexer-se mais, andar mais, fazer mais movimentos, de forma pequena e contínua. Chamaremos isso de “princípio de continuidade”. Vamos lá?

1 comentário em “ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO: QUAL A DIFERENÇA?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima