QUANTO TEMPO DEVEMOS TREINAR?

Que atividade física e exercícios físicos fazem bem para saúde, isso todos sabem.  Mas, é bom lembrarmos que a diferença do remédio para o veneno é a dose. Qual seria então a dose mínima recomendada para contribuir de forma saudável para a saúde?

As novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para atividade física e comportamento sedentário são as seguintes: pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade por semana ou pelo menos de 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade. Já para crianças e adolescentes, as recomendações são de pelo menos 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade. 

Para quem não tem muito tempo para os exercícios, o treino pode ser dividido ao longo do dia. Imagine sessões de 30’ pela manhã e 30’ à noite, o que somados dão 60’, ou três sessões de 20’ ao longo do dia. Isso já é um grande passo para iniciarmos. Agora imagine essa rotina cinco vezes na semana: isso daria 300 minutos. Com o passar do tempo, e aos poucos, vão sendo acrescentados outros exercícios para estímulos de outras capacidades tais como força, flexibilidade e resistência. 

Já sabemos as recomendações mínimas. E o máximo, existe? E se existe, quanto tempo é? 

O tempo é de certa forma relativo. O treino tem que causar estímulos no organismo  para que ele se adapte a esse novo ritmo e, aos poucos, esses estímulos causem novas adaptações e assim progressões. Porém, temos que saber quais os objetivos, qual modalidade praticada (se é coletiva ou individual), se há alguma contraindicação para a prática de alguma modalidade, qual o nível de condicionamento físico da pessoa e  se o praticante é atleta profissional ou amador.  

Essas variáveis, entre outras, vão contribuir para se chegar ao tempo médio. Não podemos esquecer que, durante os exercícios físicos, nosso corpo está em um momento de catabolismo (degradação) e no descanso estamos no momento de Anabolismo (construção). Então é muito importante que o treino seja eficiente e de qualidade, para não passarmos horas demais nos exercitando, o que não seria de bom tom para termos resultados satisfatórios e melhora na saúde e qualidade de vida.

É importante que o treino contemple os componentes da aptidão física relacionados à saúde, que são: Força, Flexibilidade, Resistência muscular, Resistência cardiorrespiratória e composição corporal.  Esses componentes vão contribuir para além da modalidade praticada. Eles ajudarão no dia a dia, servindo para a funcionalidade das tarefas ao longo do dia. Agora é separar um pedacinho do dia para iniciar os exercícios e colher vários benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima