Algumas pessoas sentem pontadas ou fisgadas no peito e pensam logo que estão tendo um problema no coração. Se for portadora de transtorno de ansiedade, poderá ter uma crise de pânico. Mas, é preciso ter calma nessa hora.
Na maioria das vezes, se trata de dores que não têm origem no coração e podem surgir por ansiedade. Neste caso, a tensão emocional provoca contrações da musculatura intercostal causando dores.
Outras vezes, o acúmulo de gases no estômago provoca a dilatação desse órgão, que comprime outros órgãos adjacentes e provoca dores.
Tem arritmias que também causam sensação de pontadas no peito. As causas são muito variadas e só através de uma consulta médica se poderá determinar a sua origem.
Mas, se a dor for persistente ou se vem acompanhada de sudorese fria, é melhor procurar um serviço de urgência.
Muitas pessoas gostam de achar que se trata de gases ou má digestão, chegam a tomar algum chá ou digestivo e esperam passar. Isso é uma conduta equivocada, pois pode se tratar de um início de infarto e nestes casos, cada minuto que passa se torna muito importante; o diagnóstico e tratamento deve ser iniciado o mais breve possível, sem demora.
Assim sendo, nem toda dor no peito é proveniente do coração. Mas, como o coração também causa dor no peito, é conveniente não retardar uma consulta com um cardiologista ou buscar um atendimento de emergência, quando se fizer oportuno.


Médico Cardiologista (CRM1017 / RQE96)