JOELHO DOENDO? AGACHE!

Essa questão sempre surge e gera polêmica. Mas, a pergunta é: “Pode ou não pode agachar quando está com dor?” Devo ou não agachar? Vou sentir mais dores? Vai fortalecer?
Pode e deve! Porém, devemos considerar  que cada caso apresenta uma individualidade e cada dor é proveniente de algo específico. A dor é multifatorial e pode trazer muitas consequências junto a elas. No entanto, cada caso deve ser avaliado e analisado, cuidadosamente.

Contudo, o agachamento é um movimento totalmente funcional, utilizado a todo momento no cotidiano. Quando a nossa base não está fortalecida, pode causar consequências nas estruturas envolvidas no movimento (em específico, o agachamento) como enfraquecimento muscular e articular, deixando o corpo inapto para realizá-lo de maneira segura e saudável.

Isso mostra que não utilizar o movimento específico nos seus treinos pode deixar de trabalhar e desenvolver de maneira específica o fortalecimento dessas estruturas. 
Dessa forma, o princípio da especificidade de treinamento não está sendo utilizado, o qual é um ótimo estímulo para reduzir e prevenir maiores consequências, como a dor. Então, o mais indicado nessas situações é adaptar o movimento para a amplitude, angulação e carga confortáveis e realizá-lo de maneira segura e saudável, mesmo que você apresente um padrão de movimento limitado, pois aos poucos a evolução irá acontecendo e sua execução ficará cada vez mais refinada, segura e eficiente.


Posteriormente, essa carga de treinamento do agachamento pode ser progredida, de acordo com a  evolução do movimento e a redução das dores ao praticá-lo. Entretanto, sempre observe se essas dores são reduzidas ou aumentadas com a evolução da sobrecarga utilizada, já que muitos dos casos de dores ocorrem por uso indevido de sobrecarga, ou seja, tentativas de agachar com sobrecarga maior do que sua estrutura suporta.

Lembre-se, de buscar a orientação de um profissional de educação física para realizar o planejamento do seu treino de acordo com suas peculiaridades.

1 comentário em “JOELHO DOENDO? AGACHE!”

  1. Pingback: PESOS DE ACADEMIA: TIPOS E MODELOS PARA USAR EM CASA -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima