Cuidado: exames nem sempre vão revelar seu real estado de saúde.

Hoje, com a evolução do conhecimento, com a consideração de cada vez mais fatores capazes de influenciar nossa saúde, ampliamos esse conceito de uma maneira que não estejamos apenas fugindo de doenças, mas também perseguindo qualidade de vida.

Continuamente, mais fatores que influenciam nossa saúde continuam sendo estudados. Diferentemente do que se considerava algum tempo atrás, não só os fatores biológicos são considerados (e, muitas vezes, nem são os principais). Saúde mental, interações sociais, manejo do estresse, são pautas que entram cada vez mais nas discussões sobre saúde.

Com o avanço da tecnologia, ampliamos o acesso e as possibilidade a ferramentas cada vez mais avançadas de exames, análises e diagnósticos. Contudo, o quanto isso pode influenciar condutas e o quanto pode, realmente, avaliar nossa saúde? Uma pessoa com exames todos normais está, certamente, saudável? Por outro lado, exames alterados necessariamente indicam ausência de saúde?

Com a devida autorização, cito o caso de um paciente, no momento da primeira consulta, com os seguintes dados: estatura de 1,87 metros, peso de 183 kg, pernas e pés inchados, com manchas escuras e dificuldade de cicatrização (o que indica dificuldade na circulação sanguínea). Alimentação completamente desequilibrada e pobre em nutrientes, calorias em excesso, consumo diário de frituras, baixíssimo consumo de fibras e alimentos de origem vegetal. Tabagista, fumando em média 60 cigarros ao dia. Sono muito prejudicado. Uso de remédio para dormir por conta própria. Sintomas ansiosos quase diariamente. E adivinhe só: TODOS OS EXAMES DE SANGUE E URINA COMPLETAMENTE NORMAIS! Hemograma, glicemia, função dos rins, fígado e tireóide, colesterol, triglicerídeos. TUDO NORMAL!

Para não ter confusão, mando minha mensagem direta: exames não te garantem saúde! Faça o principal por você: alimentação, exercício, sono, manejo do estresse e das relações, saúde mental. Cuide disso. Não procure atalhos. No final das contas, o que é simples dá trabalho e não é nada espetacular, é o que te dá os resultados mais fantásticos. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima