obesidade

Saiba se seu corpo está acostumado com a obesidade

“Eu não consigo emagrecer!” ou “Só três dias fora da dieta e já ganho peso!” Essas (e outras) são frases bem comuns que costumo ouvir de pacientes obesos que desejam emagrecer. E tem total sentido. Tecnicamente, usamos o termo set point metabólico. Na prática, significa o seguinte: seu corpo está acostumado com a maneira na qual ele está agora e vai fazer de tudo para se manter assim, seja com peso adequado, acima ou abaixo.

Para não sairmos do tema, vou usar o sobrepeso como exemplo. Uma pessoa com sobrepeso começa a mudar algumas coisas para emagrecer: diminui a quantidade de calorias na dieta e começa a fazer exercícios. Qual a interpretação metabólica que o corpo faz? O QUE ESTÁ ACONTECENDO AQUI? MEUS MINHA ENERGIA ESTÁ DIMINUINDO, PRECISO FAZER ALGO! E ele faz: aumenta a fome, diminui a saciedade, aumenta o sono, sensação de preguiça… Todas essas artimanhas para se manter como ele está! É um mecanismo de proteção. Qual o problema? Esse mecanismo foi desenvolvido em tempos muito antigos, onde nossa regra era a escassez de alimentos. E o que temos hoje? Excesso de calorias disponíveis. Ou seja, o mecanismo de defesa está desatualizado, mas ainda funciona muito bem.

Esse set point metabólico é um importante responsável pela dificuldade de uma perda real de peso e, mais ainda, pela manutenção dessa perda. A enorme maioria das pessoas que estão tentando emagrecer enfrena um momento bastante agoniante: a estagnação, o platô na redução do peso. Você treina, treina, faz dieta, diminui calorias e o peso não muda. Pois é… seu corpo ainda não se acostumou com o novo estado e luta para voltar ao seu “estado normal”. Porém, felizmente, temos armas bem eficazes para essa batalha.

Estratégias alimentares caem bem nesse momento! E faça agora sua cara de choque: uma excelente estratégia no momento da estagnação é exatamente COMER MAIS. Isso mesmo! Trazer ao corpo o volume de comida que ele tanto deseja. Mas aqui entre nós: sem trazer todas as calorias que ele quer. Temos que ser estrategistas para driblar algo que funciona há milhares de anos. É por essas e outras, caras pessoas, que não devemos fazer tudo sozinhos. No começo pode até ser mais simples. Mas a evolução acaba esbarrando na falta de conhecimento técnico e prático. Precisa emagrecer? Comece deixando de gastar dinheiro com fórmulas, chás, shakes, protocolos mirabolantes e grupos de desafios. Invista em acompanhamento adequado. Coma comidas simples e nutritivas. Se exercite da maneira correta. Com isso, mesmo que seu próprio corpo esteja tentando te atrapalhar, os resultados são inevitáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima