Se você correr, isso vai acontecer com seu corpo

Se tem uma modalidade democrática, essa é a corrida. De forma geral, a corrida é de fácil execução, com pouquíssimas contra indicações, e pode ser praticada em vários locais. Para quem não gosta de correr exposto à chuva ou sol, a corrida em ambientes fechados como academias é o mais indicado, e via de regra essas corridas são realizadas em esteiras, essas podendo ser executadas com a esteira sem grau de inclinação ou com a esteira inclinada. Infelizmente não é tão comum as academias disporem de uma pista para corrida. 

Outra opção muito bacana é a possibilidade de correr em ambientes abertos, tais como: no asfalto, correr nas ruas de terra, na grama, na areia fofa, em ladeiras, misturando esses terrenos (a mescla desses terrenos é importante para o estímulo dos praticantes).

Muitas são as evidências de bons benefícios que a corrida promove em nossa saúde:

Controle do peso: são solicitados uma gama de músculos e, com isso, um gasto energético bem elevado, mas esse gasto vai depender de alguns fatores como a intensidade.

Melhora do sistema imunológico: Como todo exercício físico executado na dose certa, especificamente para cada pessoa, o exercício contribui bastante para a melhora do sistema imunológico, fazendo com que nosso organismo fique cada vez mais forte, nos protegendo de algumas doenças.

Controle da pressão arterial: com um percentual significativo da população brasileira sendo acometida com níveis de pressão arterial elevada (hipertensão),  a corrida realizada de forma regular e controlada, contribui de forma positiva como uma medida não farmacológica; contribui no tratamento junto com remédio para o paciente ter uma vida mais saudável. 

Controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos: A corrida apresenta-se como recurso importante na prevenção, controle e redução dos níveis de gordura corporal. Ideal estar sempre associado a outros bons hábitos de vida.

Controle do estresse: O exercício físico tem o poder de atuar como regulador hormonal, e assim, ter um impacto direto no controle do estresse. Os níveis de hormônios do estresse nas pessoas ativas fisicamente ficam em média em níveis mais controlados, e a corrida é um excelente exercício físico para contribuir com essa melhora.

Redução do risco de câncer: Vários são os estudos que mostram como os exercícios físicos são uma forte ferramenta na prevenção de vários tipos de câncer. E a corrida além de fortalecer o sistema imunológico como citado acima, também é um ótimo regulador hormonal.

Melhora da densidade mineral óssea: Corredores tem a densidade mineral óssea mais elevada que pessoas sedentária; o impacto provocado no tecido ósseo e esse sistema ósseo que é estimulado durante a corrida, previne contra um grande mal das pessoas, sobretudo em idade mais avançada, que é a osteoporose. Nunca esqueça que sempre que falamos dos benefícios de qualquer exercício físico, esses bons resultados estão associados a outras variáveis, como exposição adequada ao sol, sono e alimentação de qualidade etc.

Controle da Glicemia e combate a diabetes: A diabetes é uma doença que pode ser causada tanto pela produção insuficiente de insulina, quanto pela má absorção desse hormônio, que é responsável por regular a glicose e garantir energia para o organismo. A corrida entra na prevenção com efeito metabólico muito importante na luta contra diabetes, pois aumenta o poder de ação da insulina.

Bom, diante de tantos benefícios, o que falta pra você começar a dar aquela corridinha? Comece aos poucos, o importante é se mover.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima