Ano novo: como planejar o treino para obter sucesso

Final do ano chegando, e nesse período de todos os anos, as pessoas costumam fazer uma reflexão de como foi o ano em curso, o que deu certo e errado, e porque e como conseguiram chegar nesses resultados.

Todo sonho ou objetivo deveria iniciar por um bom planejamento, isso para todas as áreas da vida, mas vamos nos concentrar em relação à melhora ou mudança de hábitos de vida. Sempre que chega dezembro, nós do Brasil esperamos, com muita felicidade, a estação mais festejada: o verão. Neste mesmo período as academias ficam cheias, com pessoas que continuam com os cuidados com a saúde, e aqueles clássicos que só aparecem nessa época para correr atrás do prejuízo e, normalmente, depois do carnaval desaparecem, e só perto do final do ano reaparecem com as mesmas histórias. Quem trabalha nesse meio vê todo ano isso acontecer.

Porém, todavia, contudo, você que está lendo esse blog não só é diferenciado, como também quer mudar ou manter os bons hábitos de vida. Vamos iniciar pelo planejamento. Em todo planejamento destacamos os objetivos maiores, “macros”. Vamos usar como exemplo que alguém quer perder 10 quilos em um ano. Se dividirmos os 10 quilos por 12 meses (um ano) fica mais fácil, pois a priori a ideia é diminuir pouco mais de 800 gramas por mês, que é relativamente tranquilo.

Esse planejamento serve para qualquer área da vida. Depois do planejamento macro, vamos nos preocupar com os mesos, que dentro do planejamento duram em média 4 semanas. Esse período serve também para avaliarmos muitas variáveis do nosso planejamento, inclusive correções que são normais dentro da flexibilidade de todo planejamento. 

E para finalizar o planejamento, vamos agora para a última fase que é o micro. Como o nome diz, é a menor parte do planejamento, que normalmente dura uma ou duas semanas (lembrando que estamos falando de um planejamento de 12 meses, o micro está dentro do meso, que está dentro do macro). Os períodos de cada fase também podem alterar mediante o planejamento das partes.

Qual a ideia do micro? Imagine que a pessoa iniciou os treinos e nas primeiras semanas os estímulos através dos exercícios físicos podem mudar, seja pelo uso de ferramentas diferentes, ou de modelos de treinos para melhor adaptação do aluno. O micro ajuda na flexibilização mais rápida para as necessidades diárias.

Vamos imaginar que uma pessoa pretende viajar daqui a 12 meses, e  os custos da viagem são de R$3.000. Se dividirmos por mês, será necessária uma economia mensal de R$250.00

Esses exemplos são uma pequena demonstração de que o planejamento pode se encaixar em qualquer área da vida e o gerenciamento entra justamente para monitorar como está sendo conduzido o que foi planejado, e ver em qual, ou quais momentos deve haver alguma intervenção para o sucesso do objetivo. Ah, o verão tem todos os anos, se exercite para saúde, a estética é consequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima