Saiba como se planejar para começar a treinar

Sempre que buscamos algo e temos alguma dificuldade para iniciar, e principalmente para manter, devemos buscar ajuda, e uma dessas ajudas é o planejamento. Sempre que traçar algumas metas, inicie pelo mais fácil e, se for mais adequado para você, comece por etapas menores. 

Vamos usar como exemplo os exercícios físicos. Imagine que seu objetivo é treinar 4 ou 5 dias na semana. inicie com um ou dois dias. Outra estratégia para esse início é iniciar com tempo menor (Ex.: 30 minutos de exercícios por dia). Não fique achando que é pouco, pois alguns minutos dedicados aos exercícios físicos podem trazer benefícios para saúde. E para ter benefícios adicionais, aí sim é interessante aumentarmos os dias dedicados aos exercícios físicos, além do tempo e os estímulos (musculação, caminhada, corrida, esportes coletivos e individuais). Esses são alguns exemplos que podem ser realizados juntos ou não. Consulte um profissional de educação física, ele vai montar um planejamento de acordo com sua rotina.

Agora vamos falar de dias de treinos. Caso a pessoa decida treinar  01 dia por semana, são 04 dias por mês e 48 dias ao ano. E se treinar 02 dias por semana, serão 08 dias por mês,e 96 dias no ano. Daí você fala: consigo “de boa” encaixar 3 dias de treinos durante a semana? Sendo assim, serão 12 dias no mês e 144 dias ao ano. Vai que inicia treinando 4 dias por semana… aí o negócio vai ficando cada vez melhor, pois serão 16 treinos no mês e 192 treinos no ano. Tem ainda aqueles que dizem: “se não for para começar com 05 dias por semana, nem começo”. Para essa galera, serão 20 treinos por mês e 240 treinos ao ano.

Estão percebendo como uma simples tarefa, sendo vista separada, parece pouco? Mas se juntarmos a médio ou longo prazo, percebemos como fazemos muita coisa? Esses exemplos podem ter os dias alternados, e caso seja uma boa estratégia para cada pessoa, à medida que as semanas vão passando, acrescenta-se 01 dia a mais na semana.

Esse exemplo que foi citado acima pode servir para qualquer objetivo. Vamos supor que a pessoa queira mudar a dieta e tenha dificuldade em adequar a nova alimentação à rotina atual. Planeje e vá mudando aos poucos, tanto em qualidade quanto em quantidade.. Voltando a falar nos exercícios físicos, sempre inicie pelo que você gosta, pois é mais fácil de aderir e pode servir como isca para outras modalidades. 

Sempre dá para fazer associação entre sua modalidade atual com outros tipos de modalidades. Uma que é padrão, é o treinamento de força, esse é base para todas as modalidades, seja coletiva ou individual. Bom, a ideia agora é colocar em prática o que falamos e qualquer dúvida, podem entrar em contato que estamos sempre à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima