TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SUPLEMENTAÇÃO DE COLÁGENO HIDROLISADO

O colágeno é uma proteína fibrosa e estrutural muito abundante no nosso corpo – no corpo humano, corresponde a cerca de 40% das proteínas. É responsável pela formação de vários tecidos, presente, principalmente em pele, cartilagens, tendões e ossos.

O envelhecimento e outras situações como doenças, uso de cigarro, dieta pobre em nutrientes por longo tempo, diminuem a produção de colágeno no nosso corpo. 

Sabendo disso, o colágeno hidrolisado é um suplemento muito falado, principalmente entre as mulheres. Promete proporcionar firmeza e elasticidade da pele, além de combater a flacidez e o envelhecimento desse tecido. Além disso, seus benefícios de contribuição para o fortalecimento dos cabelos, unhas e articulação também é objetivo que muitos aderem ao seu uso. 

Mas realmente funciona? Veja, quando ingerimos uma proteína, seja ela do ovo, da carne do frango ou o colágeno, elas são quebradas em aminoácidos. Então, uma estrutura de 20 aminoácidos que forma uma proteína, tal qual o colágeno, é quebrada para ser digerida. Logo, o que ficará disponível no seu organismo não é o colágeno, mas sim esses aminoácidos.

Além disso, mesmo se a proteína permanecesse intacta, nosso corpo não tem como direcionar uma proteína específica para um tecido, logo o colágeno que é consumido, não necessariamente irá para a pele. Ele será quebrado em aminoácidos e irá para onde o corpo tem uma maior necessidade: pode ser pele, músculo, cabelo ou servir como enzima em qualquer reação do nosso organismo.

O colágeno não é um suplemento barato, não vale a pena sua compra quando seus benefícios são extremamente limitados. A suplementação de colágeno é uma das “fakes News” da nutrição: faça o básico, coma saudável, treine que irá funcionar melhor.

 Muito mais importante do que a suplementação de colágeno hidrolisado, é ter uma alimentação equilibrada, consumir frutas, verduras, fibras, água e ter o consumo proteico aumentado na sua rotina. Isso, alinhado com treino de força, trará um efeito muito mais interessante para o resultado de flacidez e tônus muscular comparado ao uso da suplementação de colágeno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima