A IMPORTÂNCIA DA VELOCIDADE NA EXECUÇÃO DO TREINO

Lembra quando você chega na academia e observa alguém treinando em velocidade diferentes, e do nada vem aquela pergunta: não está muito rápido ou devagar?   Saiba que isso tem nome: velocidade de execução, que significa o tempo que se leva para completar cada fase de uma repetição. É uma variável importante para o treinamento resistido (treinamento focado em criar resistência ao corpo) que, se aplicado com sabedoria, pode proporcionar bons resultados.

Devemos considerar 4 fatores em relação à velocidade: Quais objetivos (Hipertrofia, Emagrecimento); Tipo de estímulo (Tensional ou metabólico); Amplitude de movimento e Tipos de Exercícios (Isocinéticos, isotônico).  A escolha da velocidade tem ligação com os objetivos que se pretende alcançar. Nos movimentos mais rápidos, maiores serão os trabalhos e maior será o gasto energético, contribuindo com o processo de emagrecimento, caso seja esse o objetivo. É importante ressaltar que essas velocidades mais elevadas não necessariamente levarão à lesão. 

As velocidades mais lentas proporcionarão maior tempo de tensão na musculatura, uma estratégia muito bacana para quem procura a hipertrofia muscular. Nos dois exemplos de velocidade, rápida e lenta, é muito importante que a alimentação esteja alinhada com o objetivo, assim fica mais fácil alcançar o que deseja.

As fases da velocidade

A velocidade de execução tem 4(quatro) dígitos ou fases. O primeiro dígito é a fase excêntrica, (quando o músculo estende); o segundo é a transição entre a excêntrica e concêntrica; o terceiro dígito é a fase concêntrica (Quando o músculo contrai) e o quarto é a transição entre a fase concêntrica e excêntrica. Beleza Fábio, mas como eu vou saber como ler as fases? Calma pequeno gafanhoto! Vamos usar a velocidade 4020, que pode ser lida da seguinte forma:

4-  Quatro segundos na fase excêntrica 

0- Sem pausa na transição entre a fase excêntrica e concêntrica

2-  Dois segundos na fase concêntrica

0-  Sem pausa na transição entre a fase concêntrica e excêntrica

Como podemos notar, a velocidade de execução é mais uma variável dentre tantas outras que são importantes dentro do planejamento de treino. Isso posto, agora é continuar os treinos, usufruir das informações do Blog Endorfinados e sempre contar com o profissional de educação física à frente da montagem do treino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima