DESCOBERTA: EXERCÍCIOS DIMINUEM RISCO DE MORTE EM ATÉ 31%

Que bons hábitos de vida repercutem na saúde como um todo, isso já é amplamente divulgado. Mas a ideia do exercício físico é alcançar patamares além do que os olhos podem ver, por exemplo: prevenção e tratamento de vários problemas. Outro ótimo benefício é a redução do risco de morte e isso foi divulgado em um estudo, publicado na revista científica Circulation. A pesquisa foi realizada com mais de 100 mil americanos durante o período de três décadas, de 1998 a 2018.  

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos por semana de atividade moderada, (aquela que, ao praticar, as pessoas conseguem conversar de boa durante a atividade), ou 75 a 150 minutos de atividade vigorosas ou intensas. A curiosidade dos pesquisadores de Harvard era saber até onde, em tempo praticado, poderia ir com os exercícios para benefícios da saúde e, principalmente, sem fazer mal à saúde. 

Os responsáveis pelo estudo confirmaram que os exercícios promovem, de fato, redução considerável na mortalidade. A queda ficou entre 20% a 21% para as atividades físicas moderadas e em cerca de 19% para exercícios vigorosos. Quando o tempo dos exercícios foi aumentado de duas a quatro vezes em relação às recomendações da Organização Mundial de Saúde, o risco de morte diminuiu sem consequências negativas. 

Os pesquisadores comprovaram que as atividades reduzem a mortalidade por todas as causas, na casa de 19% a 21% (para quem cumpre as recomendações da organização mundial de saúde). Porém, pessoas que relataram a prática de duas a quatro vezes o que é recomendado pela OMS, tiveram redução no risco de morte chegando a 31%.

Motivos não faltam para iniciar, reiniciar ou continuar com os exercícios físicos. Os resultados aparecem rápido, pois eles são múltiplos. Nos primeiros dias, a qualidade do sono melhora, no trabalho a rotina habitual fica mais fácil (isso porque nosso corpo tem mais energia). Com o avançar das semanas, as taxas são reguladas e a estética começa a ser notada pelas outras pessoas. Para quem está acima do peso, o número do manequim começa a ficar menor, a auto estima melhora e a área emocional também é beneficiada.

Esse é um dos principais motivos desse Blog existir, levar informação para contribuir com a qualidade de vida de nossos leitores. Ah, Informação importante: Exercícios físicos regulares melhoram a captação do que é estudado, então, vamos praticar exercício e ler as colunas do blog Endorfinados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima