PARA EMAGRECER, PRECISO COMER DE 3 EM 3 HORAS?

Oi geeeeente, vim polemizar um pouquinho aqui hoje, tá? Kkkk. Tenho certeza que se você já tentou emagrecer, você já ouviu essa frase: “Você tem que comer de 3 em 3 horas”. E por alguma razão você acreditou nisso, tenho certezaaaa. Mas porque você acreditou? Será que faz sentido mesmo?

Durante anos e anos vivemos com essa informação como regra nutricional sem questionar. Mas será que comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer? Ou faz bem à saúde? Vou tentar responder essa grande dúvida entre meus seguidores, leitores e pacientes!

Comer de 3 em 3 horas é realmente necessário?

NÃO, VOCÊ NÃO PRECISA COMER DE 3 EM 3 HORAS, MAS DEPENDE…

Por muito tempo, o maior conselho para se alimentar foi esse. Comer de 3 em 3 horas acabou sendo a imagem de uma alimentação saudável. Porém, posso dizer que foi uma das coisas mais irracionais que os profissionais da área da saúde criaram para a população (falando de emagrecimento).

Pensando nos primórdios da alimentação, isso não faz sentido algum. As civilizações mais antigas dependiam de caça, pesca, e não tinham como conservar os alimentos. Estes indivíduos nunca conseguiriam se alimentar de 3 em 3 horas. A pergunta que fica é: será que nós viemos programados para ingerir alimentos o tempo todo? Não, biologicamente não, nenhum animal veio.

Com a evolução, o acesso aos alimentos ficou muito mais fácil e acabamos aumentando a periodicidade da ingestão, assim como o volume, e isso trouxe uma série de consequências negativas para o corpo.

Toda vez que um alimento é ingerido, o corpo precisa trabalhar para que ele seja processado. O alimento deve ser metabolizado e bem distribuído dentro do corpo. E todo alimento tem uma parte que deve ser descartada, o que além de exigir esforço, também pode intoxicar o organismo.

Mas nutri, e comer de 3 em 3 horas não acelera o metabolismo?

O processo de digestão até acelera o metabolismo no organismo, mas é algo irrelevante, que não chega a contribuir para a perda de peso. E comer tantas vezes por dia pode até ter o efeito inverso: um estudo holandês de 2012, conduzido pela Universidade de Maastricht, mostra que quem come muitas vezes ao dia pode elevar os níveis de glicose no sangue, se comparado àqueles que consomem menos refeições.

É importante a pessoa comer quando estiver com fome. E isso é algo muito individual, vai depender do metabolismo e da genética de cada um. O que vale para um, pode não valer para outro. Tem gente que vai comer três vezes por dia e se sentir satisfeito, tem gente que realmente precisa de um fracionamento maior.

Muita gente chega para a consulta se sentindo culpada porque não consegue comer toda hora. Eu digo: parem, respeitem seus organismos! Muitas vezes não existem regras quando se trata de pessoas, tudo depende, depende da rotina, do costume, da região, da genética, da estratégia mais favorável, do objetivo… cada pessoa é única.

Alimentação a cada três horas é válido para pessoas que desejam hipertrofia, ou que são mais ansiosas. Por exemplo:

Se uma pessoa ansiosa for esperar a fome chegar, pode gerar uma compulsão. Na hora em que vir um prato, vai comer demais, e isso pode acabar descontrolando a dieta. Mas, se for uma pessoa mais controlada, com percepção da quantidade de comida que deve servir, não tem problema fazer menos refeições.

Portanto, não precisamos dessa regra, principalmente do jeito que foi imposta.

Não fomos feitos pra isso. Quanto mais você come, mais quer comer. Então, comer de 3 em 3 horas não funciona para emagrecimento e pode te prejudicar. O resultado dessa “estratégia” alimentar imposta é que ela acaba gerando mais casos de obesidade no mundo! A obesidade já é uma das doenças mais preocupantes da atualidade. Temos mais de 1 bilhão de pessoas com sobrepeso no mundo. São mais de 300 milhões de obesos no mundo, isso é extremamente triste!

Qual o melhor caminho

Consultar um nutricionista, pois o estilo de alimentação e a periodicidade devem ser ajustados individualmente.

Atualmente as pesquisas avançaram muito e, graças aos estudos dos hábitos alimentares das civilizações antigas, a ciência conseguiu chegar a muitas descobertas interessantes, entre elas a que o jejum intermitente tem muitos benefícios para o corpo.

Ao contrário do que se pensava, um jejum bem executado não provoca perda de massa muscular. Além disso, pode ajudar no processo de emagrecimento e promover outras reações como a melhora das funções cognitivas cerebrais, que é importantíssimo para a qualidade de vida.

A alimentação precisa ser ajustada de acordo com a demanda energética de cada um e de acordo com as atividades diárias que cada pessoa realiza. Só um profissional capacitado pode fazer isso por você.

Acesse meu instagram @nataliaa.nutri. Além do contato para agendamento de consulta online, veja outros conteúdos direcionados ao emagrecimento e vida saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima