EMAGRECIMENTO SÓ ACONTECE APÓS 30 MINUTOS DE EXERCÍCIO: VERDADE OU MITO?

Você já escutou, já viu ou já leu em algum lugar uma pessoa, profissional, influenciador ou até matérias em blogs e jornais afirmando que a gordurinha da barriga (vulgo pochete) é “queimada” apenas após os 30 minutos de exercícios na intensidades baixa a moderada? Já? Fala a verdade! Não mente kkkkkk.

Ok! Sei que você não quer se comprometer, mas eu tenho certeza que você escutou isso e acreditou por ser uma pessoa famosa ou conhecida que divulgou essa informação. Porém, preciso te falar algo. Não fica chateada, tá bom? ISSO É A MAIOR MENTIRA! E VOCÊ CONTINUA ACREDITANDO NELA COM MUITA CONVICÇÃO! Por favor, PARE AGORA de acreditar nessa informação, totalmente errada!

Nosso corpo não sabe distinguir número de repetições, tempo de descanso e, muito menos, selecionar qual fonte de energia será utilizada em cada momento da sessão de treino. Isso quem faz é o seu personal/treinador, baseado nas respostas fisiológicas do nosso organismo, de acordo com cada estímulo dado durante os treinos.

Dessa forma, nenhuma fonte de energia (carboidratos, proteínas e lipídios) é utilizada de maneira isolada. Nosso corpo utiliza todas as fontes ao mesmo tempo, em qualquer momento da sessão de treino e, em nenhuma situação, alguma delas será deixada de lado ou em desuso.

Simplesmente um mito

O maior mito que existe é o de que a gordura corporal só começa a ser “queimada” após 30 minutos de exercício físico. O que acontece de fato é a PREDOMINÂNCIA da fonte exigida pelo estímulo imposto naquele momento do treino.

Por exemplo: em exercícios de alta intensidade e curta duração, necessitamos de energia rápida e simples para essa demanda. Nesse caso, nosso corpo busca essa energia através do sistema ATP-CP para realizar mais contrações musculares rápidas e intensas, as quais são geradas a partir de umas proteínas presentes na célula muscular. 

Em uma maratona, nosso corpo necessita de muita energia para se manter em atividade até o término da prova e para isso é utilizado o sistema aeróbico de produção de energia, o qual necessita do processo de “respiração aeróbica” pela necessidade da presença de oxigênio no processo para metabolizar gorduras e carboidratos mais complexos com o objetivo de gerar a energia necessária. E, enquanto isso acontece, a gordura, outros carboidratos e proteínas também estão sendo utilizadas!

Então, não é que você somente irá emagrecer a partir dos 30 minutos de exercícios. A questão é que, quanto mais longo o exercício, maior será a necessidade de produzir energia e o nosso corpo vai buscar formas metabólicas para isso acontecer. “Mas, Saulo, eu só irei emagrecer passando muito tempo no aeróbico?” Eu não falei isso!

Cada estratégia e método de treino apresenta características de gasto energético e suas demandas metabólicas. Existem treinos que são mais intensos e mais curtos que podem causar emagrecimento e vice-versa. Quem vai escolher qual será o melhor método naquele momento e para as suas circunstâncias é o seu Personal.

Entenda que isso ocorre por PREDOMINÂNCIAS e NÃO POR ISOLAMENTO DE FONTES ENERGÉTICAS! Todas funcionam e são utilizadas em conjunto para um bem mair: o seu EMAGRECIMENTO, ok?

Abraço e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima