Descubra os benefícios e as desvantagens da Bike

Lembro do dia que acordei e vi duas bicicletas na sala de casa, uma para mim e outra para meu irmão mais novo. Fábio, que viagem é essa com suas lembranças? Lembrei desse fato porque na última sexta-feira, dia 19, foi o dia nacional do ciclista. E com essa lembrança vieram os benefícios da prática do pedal, seja em ambientes fechados (indoor) ou ambientes abertos (outdoor). Os benefícios são diversos: combate o sedentarismo, melhora a depressão e ansiedade, aumenta a força muscular, ajuda no controle e/ou redução de taxas sanguíneas (colesterol, triglicerídeos, glicemia, entre outros), melhora a qualidade do sono, queima calorias, melhora o bem-estar e saúde de forma geral, além de gerar menos poluição para o meio ambiente.

Por ser uma modalidade de menor impacto para as articulações, é indicada para diversas pessoas. Para aqueles que não sabem andar de bike, as bicicletas estacionárias são uma boa pedida para cuidar da saúde e para os mais experientes em idade, que podem pedalar um uma bike que é mais baixa, facilitando a entrada e saída, além de ter apoio para as costas. Outro benefício do baixo impacto é para quem está acima do peso, já que nesse momento não seriam indicadas outras modalidades como correr, por exemplo, que poderia sobrecarregar as articulações.

Cuidados da modalidade

Não podemos esquecer dos cuidados, como em qualquer atividade. No caso da bike, a altura no banco “selim” é específica para cada pessoa, por isso que ele é regulável, além da altura do guidão e distância do banco para o guidão. Estes cuidados são bem comuns em aulas de bike indoor, onde o professor ensina todos os detalhes.

Para quem ainda tem dúvida sobre os prós e contras das aulas indoor ou outdoor, vamos pincelar algumas informações:

Benefício da aula ou treino indoor (fechado)

Melhor aproveitamento do tempo;

Acompanhamento preciso do progresso;

É melhor de mensurar e controlar;

Pode treinar em vários horários do dia (manhã, tarde e noite);

O clima não atrapalha (no sol ou chuva pode treinar).

Desvantagens do treino Indoor

Para algumas pessoas pode ser um treino chato, por estar em um ambiente fechado e parado em cima de uma bike (treinar com simulador, pode ajudar, serve como estímulo);

Não replicar as especificidades de um pelotão na pratica (essa é para galera do pedal ao ar livre e para atletas);

Não replicar as variáveis climáticas, como chuva, sol, vento contra ou a favor.

Benefícios do treino outdoor (aberto)

Muito estimulante, principalmente para mente;

Tem as variações de tempo como desafios e até estímulo;

Liberdade de pedalar em ambientes reais, e não em simuladores;

É mais específico com a realidade, pois é mais comum pessoas pedalando nas ruas do que em ambientes fechados;

Maior contato social e possibilidades de novas amizades que vão além do grupo que pedala.

Desvantagem do treino outdoor

É mais perigoso, seja por insegurança (ruas escuras ou em má conservação), condições climáticas, maior possibilidade de acidentes;

Dependendo do treino ou pedal com amigos, a logística pode não ser tão bacana (transporte das bike, local para guardar as bike)

Locais que não dispõem de pistas para ciclismo;

Para quem quer treinar e melhorar seus resultados, as assessorias são bem vindas, mesmo que para iniciar. Para quem quer pedalar somente para lazer, não há necessidade da consultoria para médio, longo prazo, porém, consultar um profissional de educação física e quem entenda dessa área é sempre bem-vindo, já que ele ensinará o básico (tamanho ideal da bike para cada pessoas, altura do banco e guidão e distância entre banco e guidão). Isso vai  melhorar o pedal e evitar algum desconforto.

Para quem gosta do pedal, está aí nossa lembrança para o dia do ciclista. Se você tem alguma lembrança de sua primeira bicicleta ou de quando aprendeu, estamos curiosos para ler nos comentários. Bora pedalar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima