Manter a rotina de treino é muito importante e traz vários benefícios para o organismo, e com isso melhoram a saúde, além de outros parâmetros que também são beneficiados, como a força e hipertrofia muscular, aumento da densidade mineral óssea (o que ajuda na prevenção da osteoporose). Por isso que devemos manter a rotina nos treinos semanais, ou seja, a frequência é de suma importância para o alcance de vários desejos.
Mudar o estilo de vida é fundamental, mas devemos nos atentar nessa mudança para a frequência. Um dia é melhor que nenhum? Sim! Porém traz efeitos menores se comparados a mais dias de treinos, sempre respeitando o que a literatura preconiza.
Quantidades de treino por semana
Treinos uma vez por semana: Normalmente os treinos são de forma geral (trabalha todos os segmentos corporais), a intensidade é de baixa/média. O tempo de descanso até o próximo treino é muito longo, com isso, seria interessante adicionar mais dias de treino.
Treinar duas vezes: Treinar duas vezes na semana é um passo importante para obter melhores respostas, mas a disciplina com os treinos não pode falhar, e se a pessoa puder encaixar outras atividades extras, como ao ar livre, será ótimo.
Treinar de três a quatro vezes por semana: é uma frequência ótima e, para melhorar, avalie com seu treinador um dia ou dois dias de descanso entre esses quatro dias. A título de exemplo: treinar segunda e terça, descançar quarta e treinar quinta e sexta. Outro exemplo: treinar segunda e terça, descansar quarta, treinar quinta, descansar sexta, treinar sábado.
Treinar cinco a seis dias: Um estímulo maravilhoso que nem todos conseguem, porém com grandes possibilidades de variações de treino e estímulos, o aluno precisa ter grande compromisso para não faltar, pois quando o treino é programado, é prescrito mediante os dias que o aluno mostra querer ou poder treinar.
Para fechar nosso bate papo, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Internacional de Saúde e Bem Estar no Japão, mostrou a importância de treinar mais vezes na semana, melhorando os ganhos de força muscular. Entre os grupos avaliados, se destaca o aumento da força muscular superior a 10% para o grupo que apresentou maior frequência nos treinos. Com isso, galera, vamos manter uma frequência bacana durante a semana, sem esquecer da alimentação e descanso.


Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UFAL (CREF:001274-G/AL)
Esp. Fis. do Exercício, Aval. Física e Grupos Especiais
Esp. em Atividades Aquáticas.