Criança não pode fazer musculação: mito ou verdade?

Durante muitos anos as pessoas tinham medo que crianças praticassem musculação, seja por possível lesão, ou por comentários do tipo “esse negócio atrapalha o crescimento”. Pois bem, o que os exercícios físicos, em especial a musculação, pode acarretar para as crianças?

As crianças podem praticar musculação ou treinamento resistido sem nenhum problema, desde que seja bem prescrito e supervisionado por um profissional competente, que nesse caso é o profissional de educação física. Há muitos anos haviam vários comentários sobre uma possível interferência no crescimento. O crescimento é determinado geneticamente e a musculação, além de não atrapalhar o crescimento, contribui para um melhor desenvolvimento das crianças. E não é só a musculação que traz benefícios, qualquer atividade física ou a prática esportiva que esteja adequada à idade da criança, se bem conduzida, trará benefícios para as crianças. 

Eis alguns benefícios da prática de treinamento resistido e/ou musculação prescrito e supervisionado de forma correta:

Aumento da força, potência e resistência muscular localizada (Capacidade de um    músculo ou músculos realizarem múltiplas repetições contra uma dada resistência);

Diminuição da gordura corporal;

Diminuição de risco cardiovascular;

Melhoria no desempenho em esportes e atividade recreativas;

Aumento da proteção a lesões relacionadas ao esporte;

Melhorar o bem-estar psicológico;

Ajuda a promover bons hábitos de exercícios para toda vida;

Melhora as medidas de composição corporal.

É importante salientar que esses benefícios são alcançados sem prejuízo para a saúde se o programa for prescrito de forma adequada para a criança. Ele deve evoluir de forma apropriada, sempre priorizando o padrão de movimento e sempre respeitando a evolução de cada criança.

Os benefícios citados podem ser obtidos com outros tipos de treinos (com peso corporal, pesos livres, elásticos, suspensos e esportivos)

Sobre os treinos nos esportes, ele pode contribuir positivamente para criança se respeitados os critérios já citados. Atenção adultos: lembrem-se que os pequenos não são mini atletas, por isso deixem que eles pratiquem esportes a vontade. A escolha é deles. O ideal é que as crianças pratiquem o máximo de atividades possíveis, pois essa diversificação melhora o acervo motor, contribuindo para o desenvolvimento. Nesses esportes eles correm, saltam, pular, fazem novos amigos, são educados a limites, pois nos esportes existem regras, tem maior socialização, e com tanta exigência física o organismo responde com a melhora da força, velocidade, resistência, coordenação etc.

Não tenha medo de colocar as crianças na musculação. O macete é: cuidado com a orientação profissional! Se optar por esportes, maravilha! Nesse caso o cuidado é se o esporte é adequado para a idade e mesmo assim tenha cuidado com o profissional que vai instruí-lo. No mais, é estimular para que os pequenos tenham bons hábitos desde cedo. A saúde agradece e as crianças terão bons frutos para colher durante a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima