GVT: conheça o método de ganho de massa muscular

Vários são os métodos que podemos usar na prescrição de treinamento para estimular nosso aluno. Entre vários, existe um método que nem todos conhecem e que temos que prescrever com cuidado: o German Volume Trainning ou simplimete GVT. O fato é que nem todos estão aptos para realizar esse método, pois tem um alto volume, podendo causar algum desconforto. 

O German Volume Training (GVT) é um método de treinamento utilizado por atletas e treinadores que vem sendo divulgado na mídia como interessante para ganho de massa muscular.  O Método GVT foi desenvolvido pelo treinador alemão Rolf Fesser com o objetivo de aumentar a massa muscular de levantadores de peso na fase de preparação geral de treino. A ideia original era realizar dez séries de dez repetições, por exercícios, com uma intensidade próxima a 60% de uma repetição máxima (1RM) ou equivalentes a 20RM, constituindo grande volume.

Após a primeira falha em uma série ou mesmo ao não atingir o número de repetições, a proposta é reduzir o peso em 2,5 a 5kg, tentando sempre manter dez repetições. O intervalo de descanso entre as séries tipicamente utilizada é de 20-30 segundos, podendo ser adaptado de acordo com as condições. Caso o indivíduo queira manter a carga inícial, é provável que o números de repetções realizadas por séries seja reduzido significativamente para 3-5.

Hipoteticamente, o GVT produz uma depleção elevada dos estoques energéticos nas fibras musculares em um exercício multiarticular principal, em vez de destribuir a fadiga com múltiplos exercícios. Considerando que o exercício escolhido é complexo, o recrutamento de fibras já seria naturalmente elevado. Alguns exercícios interessantes  para o uso do GVT são: agachamento, supino, levantamento terra ou stiff, barras fixas ou puxadas. 

Como podemos ver, o GVT pode fazer parte de uma periodização, mas é muito importante ter paciência, constância nos treinos, alimentação e descanso. Mantenha um papo aberto e sincero com seu professor de educação física ou personal, ele é o profissional capacitado para a prescrição e acompanhamento de sua trajetória. 

Bons treinos e até a próxima, galera!

Fonte: Prescrição e periodização do treinamento de força em academias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima